Em funcionamento desde 2011, o Gabinete de Formação Pedagógica (GFP)  da Egas Moniz surgiu em resultado da monitorização do processo de ensino-aprendizagem, no âmbito do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de forma a melhorar / desenvolver as competências pedagógicas do corpo docente, em complemento com a sua ação técnico-científica, a adequar as práticas e potenciar a melhoria da qualidade do ensino ministrado na Egas Moniz.

A mudança de paradigma no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e ao papel dos docentes e alunos neste contexto, mais centrada no estudante, promovendo a aprendizagem colaborativa e independente, o pensamento crítico e autónomo, entre outros aspetos, coloca novos desafios às Instituições de Ensino Superior (IES) e ao seu corpo docente. Espera-se, deste modo, que métodos de ensino e avaliação adequados e inovadores sejam adotados pelos docentes, de forma a assegurar um envolvimento mais efetivo dos estudantes, motivando-os e contribuindo para a melhoria dos resultados da aprendizagem.

O GFP tem como objetivos:

  • Desenvolver técnicas pedagógicas que melhorem a eficácia da ação docente, complementando a competência técnica;
  • Incentivar cada docente a integrar uma atitude pedagógica que potencie o envolvimento e comprometimento dos alunos, estimulando a sua motivação e melhorando a sua colaboração e o compromisso com os seus resultados escolares;
  • Refletir e adequar métodos pedagógicos, face à tipologia de alunos e natureza dos cursos.

O GFP disponibiliza aos docentes da Egas Moniz, através de uma equipa de formadores e de psicólogos devidamente credenciados:

As atividades realizam-se ao longo do ano letivo, sendo as ações formativas usualmente promovidas durantes os meses de janeiro/fevereiro e junho/julho.

De referir ainda que no ano letivo 2017/18 será lançado um programa de formação pedagógica inicial para os novos docentes. Este programa contemplará três fases, o autodiagnóstico, team coaching / formação e plano de desenvolvimento, estando concebido de forma a que se possa acompanhar e avaliar mais facilmente o progresso registado pelos novos docentes.


Responsável pelo GFP
: Prof. Doutor Mário Polido


Sabia que?...

Temos a possibilidade de realizar atividades de observação em contexto real de aula, com o apoio de uma equipa de psicólogos devidamente credenciados.

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