Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais

Tipo de ensino: Universitário
Cód. Estabelecimento: 4260
Nome do estabelecimento: Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Cód. Curso: 8059
Tipo de Curso: Licenciatura – 1º Ciclo
N.º de Períodos: 6
Duração: Semestres
ECTS: 180
Vagas: consultar guia de candidatura
Coordenador: Professor Doutor Alexandre Luís de Matos Botica Cortes Quintas
Registo DGES2312/2008
Avaliação Externa A3EShttp://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/ciencias-forenses-e-criminais

 

Introdução

O curso de licenciatura de Ciências Forenses e Criminais, do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), apresenta um programa inovador e pioneiro em Portugal. Este surge como resposta à necessidade de se formar cientistas forenses, com competências abrangentes e interdisciplinares nas diferentes áreas das ciências naturais, com uma forte componente laboratorial, capazes de realizar uma efetiva análise de cena de crime.

O cientista forense desempenha uma função muito importante no sistema de justiça, ao fornecer informação científica fundamental para a investigação criminal e para os tribunais. O trabalho que desenvolve direciona-se para o reconhecimento, identificação, individualização e avaliação de vestígios forenses em procedimentos legais, aplicando as ciências exatas e naturais.

O cientista forense, como profissional dos serviços de investigação criminal, fornece um serviço que amplia a capacidade de resposta do sistema judicial, integrando o conhecimento científico e tecnológico com a prática profissional.
 

O que nos torna únicos

  • A forte componente prática do curso. Tens à disposição uma série de infraestruturas, nas quais se inclui o laboratório forense, laboratórios de análise química, a casa do crime e a sala de documentoscopia, entre outros.
  • A realização de estágios e participação em ações de formação em várias instituições com as quais temos protocolos de colaboração.
  • A formação profissional que receberás na área da fotografia como complemento à tua formação.
  • Um corpo docente jovem, qualificado, motivado para te servir. Este é composto por professores que têm formação específica nas áreas dominantes de formação do curso e contarás ainda com a participação de professores convidados que se encontram a trabalhar nas mais diversas áreas forenses.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).



Saídas profissionais e outras

Quando terminares o curso poderás:

  • Trabalhar em laboratórios dedicados à análise de vestígios forenses, realizando análises de amostras/vestígios (biológicas, químicas, toxicológicas, impressões digitais, documentos, comparação de escrita e microcomparação balística).
  • Atuar como perito para seguradoras, instituições bancárias, sociedades de advogados e laboratórios de investigação e desenvolvimento.
  • Enveredar por uma carreira académica, continuando a formação em segundos e terceiros ciclos específicos nas áreas das ciências forenses ou de investigação em cena de crime.
  • Seguir uma carreira científica em áreas como Bioquímica, Química, Biologia Molecular, Toxicologia, entre outras, pela elevada experiência laboratorial adquirida durante o curso.
  • Prosseguir os teus estudos, por ex. através de pós-graduações na área. No protocolo entre o ISCSEM e a Universidade Central de Lancashire, no Reino Unido, há duas vagas para cada uma das pós-graduações nos mestrados de “Criminal Investigation”, “DNA Profiling”, “Document Analysis”, “Forensic and Conservation Genetics”, “Forensic Anthropology” and “Forensic Toxicology”.



Mais informações


Telefone: (+351) 212 946 751/52, 
Fax: (+351) 212 946 733
E-mail: secretaria@egasmoniz.edu.pt
 
IMG 6091IMG 6103IMG 6063