Internacionalização na Egas Moniz

O posicionamento crescente das universidades portuguesas nos rankings internacionais revela a qualidade e a consistência do ensino superior português e da sua investigação.

Os estudantes estrangeiros presentes na Egas Moniz são originários dos diferentes continentes, com alunos Europeus, Asiáticos, Latino-americanos, Árabes e Africanos.

Este reconhecimento tem sido percetível nas diferentes áreas de formação da nossa instituição, como Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Ciências Forenses e Criminais, Ciências da Nutrição, refletindo a capacidade e afirmação do nosso ensino e investigação de uma forma global.

Desde o início em 1987, em Xabregas-Lisboa, o então Instituto Superior de Ciências Dentárias de Lisboa, caracterizou-se por uma abertura e procura a estudantes estrangeiros, maioritariamente espanhóis, que constituíram um polo de divulgação junto das respetivas comunidades de origem. Assim, verificaram-se sucessivos ingressos de discentes espanhóis, muitos deles já licenciados e que desenvolveram junto dos nossos conterrâneos, uma saudável camaradagem e partilha de culturas e saberes.

Para além da receção de alunos estrangeiros, a Egas Moniz tem apostado na internacionalização do corpo docente, apostando na contratação de professores internacionais para os cursos de pré e pós-graduação.

A procura por parte de estudantes ERASMUS, por um lado, e de discentes franceses, espanhóis, italianos e brasileiros, entre outros, trouxeram um peso significativo para a pluralidade do nosso ensino e pela primeira vez ministrados nas próprias línguas. A Egas Moniz está fortemente empenhada na captação de alunos estrangeiros e o nosso objetivo é levarmos ao maior número de países o conhecimento da nossa existência, dos nossos métodos e da excelência do nosso ensino.

Enquadrado com o Guia do Programa Erasmus+, a “Europa precisa de sociedades mais inclusivas e coesas que permitam aos cidadãos desempenhar um papel ativo na vida democrática. A educação e o trabalho com jovens são elementos chave para promover valores europeus comuns, fomentar a integração social, melhorar a compreensão intercultural e o sentido de pertença a uma comunidade, e prevenir a radicalização violenta. O Erasmus+ é um instrumento eficaz para promover a inclusão de pessoas oriundas de meios desfavorecidos, incluindo os migrantes recém-chegados”.

A nossa visão na Internacionalização baseia-se na vontade de sermos relevantes no Ensino Superior Internacional. A localização e condições do nosso Campus, com uma Residência Universitária de qualidade para os estudantes, aportam uma instituição que garante todas as condições para o Aluno Estrangeiro crescer.


Residência Universitária Egas Moniz

Aproveita o tempo para o que é importante! Minimiza o tempo perdido em deslocações, através do alojamento que temos para ti na Residência Universitária.

Mais Informações