Dia Mundial da Saúde Oral

No próximo dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Saúde Oral.

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), Sociedade Científica Nacional, fundada em 1919, junta-se, mais uma vez, a várias entidades que, um pouco por todo o mundo, comemoram esta importante data. Este ano, a SPEMD organiza iniciativas em quatro locais, Gondomar (Porto), Coimbra, Viseu e Almada (Lisboa).

Na segunda feira, dia 19, em Almada, na Escola Secundária Francisco Simões, e na manhã do dia 20, em Gondomar (Porto), no Externato Camões, em Coimbra, no Hospital Pediátrico, e em Viseu, no Lar de idosos Viscondessa de S. Caetano, serão realizadas diversas atividades que visam a promoção e divulgação da saúde oral e dos bons hábitos de higiene oral.

Estas iniciativas contam com o apoio das Faculdades de Medicina Dentária das Universidades do Porto e de Lisboa, do Departamento de Estomatologia e Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz CRL e das empresas farmacêuticas Pierre Fabre Oral Care, Colgate e GSK para além das próprias instituições onde irão decorrer as atividades.

Envolverão, nos quatro locais e entre crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos, um total de cerca de 500 pessoas. Segue, em anexo, cartaz alusivo ao evento.

Serão iniciativas que visam sublinhar a importância dos cuidados preventivos e curativos, desejavelmente instituídos em fase precoce, e essenciais para assegurar o equilíbrio dinâmico entre saúde oral e saúde geral. O lema destas Comemorações, para este ano, divulgado pela Federação Dentária Internacional (FDI) é “Diz Ahh! Pensa na tua boca! Pensa na tua saúde!”.

Mais Informações