Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho

Celebra-se no dia 28 de abril de 2018, o Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho. Este ano a Organização Internacional do Trabalho (OIT), escolheu como tema de campanha “Generation Safe & Healthy” (“Geração Segura e Saudável”), através da promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho (SST), junto da atual e próxima geração de trabalhadores.

 

Os 541 milhões de jovens trabalhadores (faixa etária entre os 15 e 24 anos) - que incluem 37 milhões de crianças em trabalho infantil perigoso - correspondem a mais de 15% da força de trabalho mundial e apresentam uma taxa até 40% mais elevada de lesões ocupacionais não fatais, quando comparada com os trabalhadores com mais de 25 anos.

São vários os fatores que podem aumentar a vulnerabilidade dos jovens aos riscos de SST, tais como o seu estado físico e psicológico de desenvolvimento, a falta de experiência profissional e de formação, assim como um nível de sensibilização ainda limitado face aos riscos ocupacionais.

A campanha SafeDay de 2018 destaca a importância crítica de se abordar esses desafios e melhorar a segurança e a saúde dos jovens trabalhadores, não apenas para promover empregos decentes para os jovens, mas também para vincular esses esforços no combate ao trabalho infantil.

Fontes: