Nutricionista Docente no ISCSEM no EPIC5

A nutrição no desporto é uma das valências mais interessantes das Ciências da Nutrição, sendo a área da endurance uma das mais exigentes na intervenção do nutricionista.

Este ano, a prova de triatlo EPIC5 teve pela primeira vez a participação de um português que venceu o desafio terminando em primeiro lugar o desafio de 5 triatlos da distância ironman durante 5 dias consecutivos nas 5 ilhas do Hawaii, da sua equipa fazia parte Filipa Vicente, nutricionista e docente do ISCSEM.

 

A prova EPIC é um desafio único e provavelmente um dos mais duros do mundo, consiste em 5 triatlos da distância ironman (3,8km a nadar, 180km a pedalar e 42km a correr) feitos 5 vezes consecutivas, 1 por dia, em 5 ilhas do estado do Hawaii, EUA (Kauai, Oahu, Molokai, Maui e Kailua).
Este ano, a edição contou pela primeira vez com a participação de um atleta português, José Massuça foi o primeiro a levar as cores da bandeira portuguesa a este ultra-triatlo que conta apenas com 25 finalistas desde a sua primeira edição em 2010 e mais do que participar, foi o primeiro a completar os 5 triatlos em 5 dias consecutivos. A participação neste desafio apenas é possível por seleção de acordo com o currículo desportivo de cada atleta.
Trata-se de um esforço fora de série, além da distância total (19km natação, 900km de bicicleta e 210km de corrida), os participantes do EPIC5 contam com uma logística de elevada complexidade uma vez que têm de mudar de ilha cada dia de prova e cada triatlo é feito sem recursos da organização, dependendo da equipa para a orientação no percurso mas também para a hidratação e alimentação.
José Massuça contou com o apoio de uma equipa multidisciplinar incluindo a nutricionista Filipa Vicente, licenciada no ISCSEM e membro do corpo docente da Licenciatura em Ciências da Nutrição, regente da Unidade Curricular de Nutrição Desportiva.
A nutrição no desporto é uma das valências mais promissoras na carreira de nutrição uma vez que o papel da alimentação na performance é mais do que reconhecido sendo especialmente importante nestes desportos extremos em que o atleta tem necessidades energéticas e nutricionais elevadas além do desafio exigir uma logística de preparação e planeamento alimentar específica.


Site da prova http://www.epic5.com
Vídeo de preparação https://www.youtube.com/watch?v=09puL_ItxwU
Vídeo de consagração http://tviplayer.iol.pt/programa/diario-da manha/53c6b2e63004dc006243aae3/video/59b79c8d0cf2a96cb1f4d278