Política de Ciência Aberta e Gestão de Dados Científicos

No próximo dia 16 de dezembro, pelas 10h realiza-se no Grande Auditório da Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, o Seminário intitulado “Política de Ciência Aberta e Gestão de Dados Científicos”.


Os financiadores de ciência europeus e nacionais estão a adotar políticas com requisitos para a gestão dos dados nas candidaturas de projetos e bolsas; já a partir de 2017 os projetos financiados pela CE no contexto do H2020 terão de apresentar um Plano de Gestão de Dados e, a nível nacional, o Plano Estratégico para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta será apresentada publicamente em abril de 2017, tendo o MCTES definido metas de 2016 a 2018, de que se destacam:

  • "Cumprimento a 100% do depósito das publicações científicas resultantes de projetos com financiamento público, num repositório em acesso aberto;
  • Cumprimento a 100% da publicação de dados resultantes de projetos com financiamento público, num repositório em acesso aberto;
  • Integração do paradigma de ciência aberta no modelo de avaliação da atividade de Investigação e Desenvolvimento pela FCT, incluindo a verificação contínua da publicação de dados e de resultados da investigação financiada com fundos públicos (...)"


Por outro lado, as revistas começam a obrigar que os dados subjacentes à investigação sejam disponibilizados para os artigos serem aceites para publicação.

Mas o que implica a gestão dos dados da investigação?
Quais são os benefícios para as instituições, para os investigadores e para a Sociedade em geral?

Estas e outras questões serão abordadas no Seminário Política de Ciência Aberta e Gestão de Dados Científicos, promovido pelo Centro de investigação interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM), em parceria com a Biblioteca da Egas Moniz, que terá lugar no Grande Auditório da Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior no dia 16 de Dezembro de 2016 entre as 10:00 e as 13:00. O seminário contará com a presença da Dra. Ana Alves Pereira do Gabinete da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Dr. Pedro Príncipe, dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Será um seminário aberto à comunidade Científica (gratuito e que não requer inscrição prévia) e por isso, convidamos os investigadores da Egas Moniz a divulgar o evento e a estender o convite a colegas de outras instituições ou alunos interessados na vertente de investigação.

Mais informação:
http://seminario.ciiem.egasmoniz.info/

Comunicações: http://seconline.egasmoniz.edu.pt/ciiem/index.php/communication/information-repository