Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

A Biblioteca da Egas Moniz, enquanto membro do RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) associa-se mais uma vez à comunidade académica e científica internacional na divulgação da Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) a decorrer de 22 a 28 de Outubro.

O tema deste ano - “Designing Equitable Foundations for Open Knowledge”- reflete um sistema científico em transição assinalando a necessidade das políticas e práticas abertas passarem da teoria para a prática.
 
É sabido que o conceito de Acesso Aberto evoluiu e abriu portas às políticas de Ciência Aberta assumidas pela União Europeia e pelo Conselho de Ministros de Portugal, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que deixem de existir obstáculos no acesso ao conhecimento e a comunidade académica e científica tem um papel fundamental a desempenhar.
 
Em Portugal, no caso das publicações científicas, a Política de Acesso Aberto da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) estabelece como condição contratual que os beneficiários de financiamento FCT concedido após 5 de maio de 2014 efetuem um procedimento muito simples: depositar a publicação num dos repositórios da rede do RCAAP. Simultaneamente, tem investido no desenvolvimento de medidas de capacitação e colaboração da comunidade académica no domínio da gestão dos dados de investigação, através da realização periódica de Fóruns de Gestão de Dados (em que a Egas Moniz tem participado).
Saiba mais sobre Acesso Aberto e Ciência Aberta em http://www.acessolivre.pt/ e http://www.ciencia-aberta.pt/sobre-ciencia-aberta
 
Nos últimos 4 anos a Egas Moniz tem vindo a empenhar-se no crescimento do seu Repositório institucional, que integra o RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (http://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/4758 ), com o objetivo de colecionar, preservar e disponibilizar o acesso à produção científica da comunidade académica da Egas Moniz, contribuindo simultaneamente para o aumento da sua visibilidade e impacto no contexto da transferência de conhecimento.
 
Desde o lançamento do Repositório já foram efetuados mais de 245 milhares de downloads dos documentos produzidos pelos alunos e corpo docente da Egas Moniz.
 
O Top 3 de Países que consultam o Repositório Egas Moniz são Brasil, 93.000 downloads, Portugal com cerca de 90.000 donwloads e os Estados Unidos com cerca de 22.000 donwloads.