Separa e Ganha no Amarelo e Separa e Ganha no Azul

Programa Ecovalor

Vai realizar-se no próximo dia 23 de outubro de 2018, às 17 horas, no Auditório 2, uma sessão de sensibilização sobre a correta separação de resíduos. Esta sessão será realizada no âmbito do programa Ecovalor, um projeto da Amarsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. Para além da sessão de sensibilização a Egas Moniz irá participar no concurso instituído pelo programa, esperando-se que toda a comunidade académica adira, de forma a reduzirmos o impacto ambiental da nossa atividade, em prol das gerações presentes e futuras!

O Programa Ecovalor está integrado na Operação Comunicação Ambiental Estratégica com vista à valorização de resíduos urbanos, cofinanciada pelo POSEUR e é dirigido à comunidade escolar, abrangendo todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao universitário, da área de atuação da Amarsul. Terá uma dinâmica de ações de sensibilização e concurso entre os estabelecimentos de ensino participantes.

O referido programa tem como objetivos principais:

- Ações de sensibilização

  • Promoção da redução de resíduos urbanos (RU) na origem, através da alteração de hábitos de consumo.
  • Sensibilização ambiental para a Gestão Integrada dos Resíduos e política de 3R.
  • Instrução e sensibilização ambiental sobre boas práticas face aos RU e para a correta utilização dos equipamentos de deposição de RU.


- Concurso

  • Aumentar as quantidades de plástico, metal e pacotes de bebida e papel e cartão encaminhados para reciclagem.
  • Sensibilizar e educar a comunidade para a correta utilização dos Contentores Amarelo e Azul.


Os concursos Separa e Ganha no Amarelo e Separa e Ganha no Azul consistem numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, do mesmo município. Os estabelecimentos de ensino poderão inscrever-se no programa sendo premiados de acordo com as quantidades separadas e entregues para reciclar. Será atribuído prémio a todos os estabelecimentos de ensino que atinjam o mínimo de 70 sacos no amarelo e/ou 1 tonelada de papel/cartão, durante o ano letivo 2018/19