"Ser a Empreender"

A Egas Moniz teve o prazer de receber um grupo de alunos do Colégio Pedro Arrupe, no âmbito do programa "Ser a Empreender", nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2017.


O Colégio Pedro Arrupe tem vindo a desenvolver um programa direcionado aos alunos do 10º ao 12º ano, e para o qual é muito importante a colaboração e o envolvimento das famílias e parceiros profissionais.

O programa “Ser a Empreender” é uma iniciativa completamente livre e gratuita, que se insere no Projeto Educativo do CPA. Com este projeto, pretende-se inspirar os alunos a tornarem-se “homens e mulheres para e com os outros”, alargando a aprendizagem a um contexto profissional que proporcione competências cognitivas, técnicas e tecnológicas, mas também emocionais e sociais. São estas as ferramentas que lhes permitirão integrar um Mundo em mudança.

Na Egas Moniz, os alunos puderam contactar com a realidade das profissões, esclarecer dúvidas e realizar atividades dos nossos diversos cursos.

Alguns dos alunos quiseram deixar-nos os seus testemunhos da participação nesta iniciativa:

"É com um enorme sorriso na cara e com um enorme orgulho que agradeço a experiência que me proporcionaram. Foram três dias únicos, com os quais nunca tinha sonhado, em que descobri cursos, atividades e disciplinas de que nunca tinha ouvido falar. A cooperativa tem um ambiente espetacular, com professores muito amáveis e bastante acolhedores e com alunos muito bem dispostos e que fizeram questão de nos mostrarem todos os cantos da vossa pequena, mas muito amável casa.

Um obrigada muito especial à Mariana que foi a nossa madrinha e a hospedeira que, nos aturou mais tempo. Como qualquer boa aluna da cooperativa, a Mariana mostrou-nos tudo e recebeu-nos com um grande carinho, com muitos risos e boa disposição e com um grande orgulho de fazer parte desta família. Um obrigada muito grande a todos os outros hospedeiros que dispensaram o seu tempo para partilharem connosco a sua experiência na Egas Moniz, e para fazerem connosco as nossas atividades, que os levou a conhecer melhor cantos da casa que ainda desconheciam.

Agradeço muito a todos os professores que não tiveram problema nenhum em recebermos e que nos deixaram muito à vontade para tocar, perguntar, experimentar e  fazer, mesmo nunca tendo nós realizado nada do género. Que nos deixaram assistir às aulas, que nos explicaram os procedimentos e que nos acolheram como se fôssemos alunos deles, tendo sempre muita atenção e cuidado com aquilo que fazíamos.

Por fim, um enorme obrigada à Professora Alexandra Bernardo, que foi a nossa mãe no instituto, que nos levou para todo o lado, que nos deu atenção e que preparou o maravilhoso programa que pudemos usufruir, através do qual experimentámos atividades de todos os cursos. Para além disso, acolheu-nos, preocupou-se connosco e fez todas as apresentações necessárias para que estes três dias fossem maravilhosos.

Mais uma vez obrigada, foi um prazer fazer desta família por três dias e ver que as portas estavam sempre abertas para nós."

Ana Patrícia Agostinho.


"Venho por este meio agradecer ao Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, a todos os alunos e professores que nos acompanharam nesta incrível experiência que me foi proporcionada. Quero agradecer em especial à Prof. Alexandra Bernardo que organizou, com muito carinho e dedicação, um programa muito completo de três dias, repleto de diversas atividades, muito enriquecedoras, que nos permitiram obter uma perceção do vasto leque de áreas lecionadas no ISCSEM. Além disso, sendo a maioria das atividades práticas, possibilitaram o nosso envolvimento e participação, tornando-as mais divertidas.
Fomos recebidos com muito carinho e simpatia, tanto pelos alunos como pelos professores, que  mostraram disponibilidade para nos apresentarem as instalações e os trabalhos que são desenvolvidos na universidade. O ISCSEM tem um excelente ambiente académico, muito descontraído, divertido e acolhedor. Para além disso, a forte vertente prática de todos os cursos, sem dúvida que se destaca de todas as outras universidades e permite aos alunos uma ótima preparação para o mercado de trabalho. Esta oportunidade teve uma muita importância para mim, como aluna de 10ºano,  bastante indecisa no que seguir academicamente, pois permitiu-me esclarecer as minhas dúvidas e clarificar os cursos disponíveis, nomeadamente na área da saúde.
Três dias, sem dúvida, para recordar e uma experiência que recomendarei a todos os meus colegas. Pode ser que este não seja um adeus, mas sim um até já!
Mais uma vez muito obrigada por tudo."

Sofia Sá