Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica

O Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica Egas Moniz (CGMNPEM) tem como principal objetivo o ensino e a investigação na área da Saúde, designadamente na área Clínica (Genética Médica e Nutrição Pediátrica), na área Laboratorial e na área de Saúde Pública e visa nomeadamente:

- Desenvolver projetos de cariz multidisciplinar para o qual contribuam o maior número possível de Unidades/Laboratórios;

- Participar em projetos de Cooperação Nacional e Internacional;

- Promover a formação contínua (Pós-Graduações / Mestrados e Doutoramentos);

- Realizar ações de divulgação científica nomeadamente junto da população escolar;

- Contribuir com a sua ação para a melhoria do nível de Saúde da população.

Em 2005, o CGMNPEM publicou o Índex de Nutrição Pediátrica, única publicação portuguesa no género, que foi cofinanciado pelo Programa Operacional Saúde XXI e posteriormente distribuído de forma gratuita a todos os Hospitais e Centros de Saúde do Continente e Regiões Autónomas.

Desde 2007 que o CGMNPEM tem dedicado uma particular atenção ao estudo da problemática da obesidade infantil e das comorbilidades associadas. Em 2008 concorreu ao Ministério da Saúde e assegurou o cofinanciamento para a execução do projeto de investigação plurianual (2008-2013) intitulado “Estudo Nutricional Bioquímico e Genético de uma População Infantil Pré-obesa e Obesa da Região Sul”. Este projeto contou com a cooperação do Ministério da Educação e Ciência por intermédio da Direção Geral do Ensino Básico e Secundário e envolveu a participação de 80 escolas, o que permitiu a análise de aproximadamente 6000 crianças.

O CGMNPEM assinou um protocolo de colaboração com o Coração Delta – Associação de Solidariedade Social, numa parceria que tem como objetivo a candidatura em conjunto a projetos de investigação.

Responsável pelo CGMNPEM: Prof. Doutor Fernando Ferraz

Para mais informações contactar:

Telefone: (+351) 212 946 841
Fax: (+351) 212 946 809
Email: cgmnp@egasmoniz.edu.pt