Grupo de Estudos Sociais Aplicados

 

O Grupo de Estudos Sociais Aplicados tem como objetivo geral desenvolver e consolidar um campo de estudos sociais aplicados no domínio da saúde, com alargamento a outros domínios temáticos transversais. A sua atividade científica está orientada para a produção de rastreios e diagnósticos sociológicos sobre as comunidades e grupos populacionais específicos, no que respeita às suas práticas sociais de saúde, aos seus padrões de literacia em saúde e às suas perceções de bem-estar. Visa-se que estes estudos contribuam para aprofundar o conhecimento sobre as modalidades de relação como o corpo a saúde e a doença, e que funcionem como suporte na definição de programas de intervenção comunitária e organizacional.  

O GESA promove a abertura interdisciplinar - a partir da sua matriz científica inscrita na análise sociológica - integrando na sua equipa de pesquisa investigadores de outras áreas do conhecimento. A par da criação dos seus próprios projetos, este Grupo insere nos seus objetivos a colaboração em projetos desenvolvidos noutras linhas científicas do CiiEM.

A integração de estudantes nos projetos do GESA e a criação de condições científicas e organizacionais para a sua formação avançada em investigação, constitui outro dos objetivos inscritos na atividade deste Grupo.  

 

OipDEM - Observatório da Inserção Profissional dos Diplomados da Egas Moniz 

Com o objetivo de produzir indicadores sobre a inserção profissional dos diplomados da Egas Moniz, foi criado em 2017 o OipDEM - Observatório da Inserção Profissional dos Diplomados da Egas Moniz.
A atividade deste Observatório, á semelhança dos congéneres no Ensino Superior, visa gerar informação rigorosa, atualizada, longitudinal e comparativa, que constituirá uma ferramenta fundamental para:

  • Suporte aos processos internos e externos de avaliação e creditação dos Cursos;
  • Acompanhamento da empregabilidade e das suas especificidades nos diferentes Cursos;
  • Apoio na definição de estratégias de otimização contínua da formação Egas Moniz.

A recolha de dados tem como instrumento de base um Inquérito por Questionário aos Diplomados, constituído por módulos ajustados ao âmbito de cada Curso. A aplicação dos questionários é efetuada a cada três anos.


Por favor contacte-nos ou encontre mais informação sobre as actividades do GESA através do nosso contacto de email e do nosso site:

Email:  gesa@egasmoniz.edu.pt
Site:  http://gesa-ciiem.wix.com/gesa-ciiem/