Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas Moniz

 

Integrado no Campus Universitário Egas Moniz, o Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas (LCFPEM) surge naturalmente da vasta experiência académica e de investigação da Instituição pioneira no ensino das Ciências Forenses em Portugal, com o objetivo de colocar os recursos humanos e materiais da Egas Moniz na realização de Perícias Médico-legais e Técnico-científicas para o Sistema de Justiça.

Tendo criado a primeira Licenciatura de Ciências Forenses em Portugal, a Egas Moniz surge como uma Instituição líder nesta área, quer no ensino pré-graduado quer no ensino pós-graduado, nomeadamente através do único Mestrado Europeu de Ciências Forenses ao abrigo do programa Erasmus Mundus da Comissão Europeia.

Contando com um corpo docente e de investigação, internacional, altamente qualificado nas Ciências Forenses, Psicologia e Medicina Legal, o Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas Moniz (LCFPEM) surge da sinergia entre ensino e investigação nas Ciências Forenses e na Psicologia, com a missão pôr a Academia ao serviço da Justiça, com o indispensável rigor, qualidade e ética.

O LCFPEM apresenta, deste modo, três grandes áreas de atividade: a Investigação; a Formação; e as Perícias Forenses.

O LCFPEM dedica-se a actividades de investigação, tendo em curso projetos na área da  Toxicologia Forense, Química Forense, Botânica/Geologia Forense e Medicina Dentária Forense.

Promove formações, na área forense, nomeadamente através da organização de workshops mensais. Estes têm como público-alvo: Magistrados; Advogados; Médicos Cientistas Forenses; Investigadores Criminais; Agentes Policiais; Químicos; Biólogos; e Estudantes.

O LCFPEM presta ainda serviços a Tribunais, Advogados e Particulares, através da realização de:

A.    Perícias Médico-Legais nas áreas de:

  • Medicina Dentária Forense;
  • Patologia Forense;
  • Psicologia Forense.


B.    Técnico-Científicas nas áreas de:

  • Biologia e Microbiologia Forense;
  • Química/Toxicologia Forense;
  • Farmacologia Forense;
  • Análise Documental;
  • Comparação de Escrita Manual.


Diretor: Prof. Doutor Alexandre Quintas

Para mais informações contactar:

Telefone: (+351) 212 946 800
Email: lcforenses@egasmoniz.edu.pt
Site: www.lcfpem.com