Ciências da Nutrição (Licenciatura)

"O meu percurso acadêmico na área da saúde se iniciou aos 18 anos com a graduação de Biomedicina, período em que também tive a oportunidade de realizar uma mobilidade internacional em meu projeto de iniciação científica, entretanto não a aproveitei. Hoje, aos 26 anos, cursando o último ano de licenciatura em ciências da nutrição pude enxergar como um intercâmbio acrescentaria em minha carreira acadêmica e profissional.
Este progresso foi possível devido ao comprometimento do Instituto Universitário Egas Moniz em me aceitar para representa-lo no estágio curricular de nutrição no desporto, oportunidade singular para minha formação, na qual fiz contatos com professores renomados e sempre disponíveis para ensinar e esclarecer todas minhas dúvidas. Dentre os principais motivos que me guiaram na escolha desta universidade, estão incluídos o seu prestígio internacional e a ótima recepção para com os alunos estrangeiros, além da sua qualidade educacional e infraestrutura capaz de suprir a aprendizagem necessária aos estudantes da área da saúde.
A experiência de estagiar em uma área que aprecio e em um país com costumes e cultura diferentes contribuiu muito para o meu desenvolvimento acadêmico, pessoal e sociocultural, proporcionando uma melhora na comunicação interpessoal e trabalho em equipe. Além de aprimorar de forma prática e teórica o conhecimento adquirido durante a graduação de nutrição, assim como a adesão de novos conhecimentos na área do desporto. Serei eternamente grata pela oportunidade de fazer parte da equipe Egas Moniz, que me permitiu vivenciar o papel do nutricionista com certa autonomia e evoluir como profissional da saúde."

Marcela Ribeiro da Cunha Fernandes Holanda
Diplomada em Ciências da Nutrição

Foto Alumni LCN

 

 

"Apesar de já deter uma licenciatura, também na área da saúde, a paixão pela nutrição foi sempre uma força motriz, pelo que após alguma pesquisa descobri o curso de Ciências da Nutrição no ISCSEM. Visitei o instituto e desde logo fiquei agradada com as instalações.
Foi em 2012 que dei o passo em frente e passei a fazer parte desta família que é o ISCSEM e foi claramente uma aposta ganha. O corpo docente revelou-se sempre incansável em transmitir o melhor e mais atual conhecimento, bem preparados e em articulação com a realidade da profissão, sempre disponível para me ajudar a fazer mais e melhor. As aulas laboratoriais decorreram sempre em laboratórios com todo o material necessário e de qualidade, potenciando uma aprendizagem sólida e perfeitamente articulada com os ensinamentos teóricos. Os funcionários estiveram sempre ao dispor para auxiliar no que fosse necessário, o que tornou a minha passagem pelo instituto muito mais acolhedora e segura!
Hoje, já licenciada, sinto uma grande saudade desta casa que me acolheu e me tornou na profissional que sou hoje, com toda a certeza nos conhecimentos sólidos que adquiri nesta instituição. Não tenho qualquer dúvida em aconselhar o ISCSEM para os alunos que querem integrar o mercado de trabalho com a bagagem técnica sólida e atual!"

Tânia Carreira

Taniacarreira Resized
 

 

 

"Lembro-me como se fosse hoje, acabava o primeiro período do 12º Ano e não tinha ideia nenhuma do que ia fazer no ano seguinte, que curso gostaria de tirar. Parecendo que não, é uma decisão importante na nossa vida - o que vamos estudar?, onde vamos estar?, durante quanto tempo? para chegarmos a profissionais na área por nós escolhida.
Com a pesquisa das faculdades e respetivas áreas curriculares, fiquei a saber que no ISCSEM havia o curso de Ciências de Nutrição e como esta área sempre me chamou a atenção, fiquei logo entusiasmada. O que também me ajudou imenso, foi ter amigos já a frequentar o ISCSEM e ESSEM e que com os seus testemunhos e experiências fizeram com que cada vez mais me interessasse pela faculdade.
E foi assim que, em 2011, estava a candidatar-me/inscrever-me para ser aluna do Instituto. Ao início, sentimo-nos sempre um pouco perdidos, tudo é novo, saímos do casulo no qual não havia segredos (nos colegas, nos professores, nos funcionários, nas instalações) e há sempre o receio associado ao passo que vamos dar, mas logo conhecemos os colegas, os professores e os funcionários, e pouco a pouco tudo se torna mais fácil. As instalações são espetaculares e nos laboratórios temos a oportunidade de fazer as mais variadas experiências, o que enriquece muito o nosso conhecimento. Mas há que salientar, sem dúvida, os professores, são eles que nos ensinam, ajudam e esclarecem ao longo de todos os anos que aqui estamos. Nunca tive uma recusa de um professor, sempre me incentivaram a querer ser melhor, e me consciencializaram da importância destes anos para a vida futura, para sermos bons profissionais.
Sei que ainda me falta um bocadinho para acabar a licenciatura, mas sempre que penso no tempo que resta sinto arrepios, porque na verdade não quero deixar esta segunda casa, onde fiz (e ainda faço) amizades, adquiro conhecimentos, travo batalhas e consigo ultrapassar barreiras e obstáculos. Tenho a certeza que quando acabar, vou triste, pela falta que vou sentir, mas também feliz, porque me sinto mais preparada para a nova etapa da vida que vou enfrentar."

Inês Panão

Inês Panão

 

 

 

"Embora já sendo licenciada, e estar no ativo profissionalmente, resolvi dar uma volta na minha vida e foi na licenciatura em Ciências da Nutrição do ISCSEM que encontrei a solução. Após alguma pesquisa, esta foi uma escolha refletida e difícil. Foi então em 2011 que me candidatei e iniciei esta nova etapa na minha vida. No início não foi fácil… voltar ao ensino superior, com os conhecimentos de base do ensino secundário já um pouco desvanecidos mas, com excelentes colegas, professores e funcionários, aos poucos, fui-me sentindo cada vez mais integrada no curso e na instituição.
Os funcionários são de uma simpatia e disponibilidade inegáveis. A preparação científica dos professores é indiscutível, sendo notório o esforço para nos transmitirem esse conhecimento e, à sua semelhança, nos tornarmos profissionais exemplares e dedicados. Ao longo destes 4 anos, tivemos várias unidades curriculares com prática laboratorial, em laboratórios bem apetrechados, o que considero fundamental e distintivo, e que contribui bastante para enriquecer a formação de qualquer aluno nesta área. Considero o currículo desta licenciatura bastante abrangente, foi aliás uma das razões que levou a que a minha escolha recaísse sobre esta instituição e não me enganei. Atualmente o currículo já está um pouco diferente, ainda mais completo e coerente.  
Hoje, quase a terminar a licenciatura, reconheço que tomei a melhor decisão. Foi com grande empenho e dedicação que fiz o meu percurso nesta instituição e, embora deixando o ISCSEM com alguma nostalgia, anseio integrar o mercado de trabalho nesta área e poder colocar em prática todo o conhecimento que esta instituição e professores me ajudaram a construir!"

Lara Borrego

Lara Borrego Lcn

 

 


"A área da saúde e a preocupação pelo bem-estar geral, nomeadamente a prevenção da doença, sempre foram pilares com os quais cresci. Quando fui confrontada com a escolha de um futuro profissional, o curso de Ciências da Nutrição foi o que me despertou mais interesse e curiosidade. Antes de me candidatar à Licenciatura em Ciências da Nutrição, fiz uma pesquisa sobre os vários locais de ensino e foram as referências de alunos que frequentavam outros cursos - considerando o ambiente no campus universitário, o corpo docente e as instalações - que me levaram a optar pelo ISCSEM.

Frequentei esta instituição de ensino superior de 2011 a 2015, e considero ter sido uma escolha acertada, pois ao longo destes 4 anos de curso pude vir a comprovar a excelência do ensino, a disponibilidade dos professores, os laboratórios completos, a cozinha, a construção de um consultório de Nutrição, os locais destinados ao convívio e a possibilidade de conhecer alunos dos vários cursos e travar amizades que irão perdurar.   
Agora, que terminei a licenciatura no ISCSEM, sinto uma enorme nostalgia por tudo o aqui passei, mas sinto-me preparada para enfrentar o futuro profissional e para colocar em prática o conhecimento adquirido. E tal como os alunos que me referenciaram esta faculdade, assim o irei fazer a todos o que questionarem sobre um local para aprenderem e concluírem um curso de saúde."

Patrícia Ramalho

Patrícia Ramalho Testemunho LCN Site