Estrutura Formativa e Plano de Estudos

Curso de Formação Técnica de Assistentes Dentários

O Curso de Formação Técnica de Assistentes Dentários está estruturado em Unidades de Formação (UF) que serão leccionadas nas instalações da Egas Moniz, permitindo ao formando usufruir das salas de aulas e serviços de apoio académico (biblioteca, bares, centro de cópias) da instituição, para além de praticar (in loco) na Clínica Dentária Egas Moniz.

O número máximo de alunos admitidos por turma é de 20 elementos. Esta limitação no número de vagas prende-se essencialmente com a importância que a Egas Moniz atribui à qualidade da formação. O formando deve obter do máximo partido do que lhe está a ser ensinado através da prática directa em todas as áreas de assistência dentária – gabinete médico, laboratório de prótese, instalações de radiologia digital e área administrativa.

Todo o curso está assente em sessões temáticas que permitem adquirir uma ideia geral sobre os tópicos lecionados. Os principais objetivos em cada Unidade de Formação são, fundamentalmente, ambientar o aluno ao vocabulário técnico usado num serviço de saúde oral, dar a conhecer os actos médicos e a sua forma de realização. O futuro Assistente Dentário praticará em meio clínico todos os procedimentos mais comuns (da sua responsabilidade) em medicina dentária.

Sendo as Unidades de Formação de curta duração, não é intenção focar em exaustão cada tema, mas sim dar ao formando uma abrangência geral sobre tudo o que se desenvolve no dia-a-dia de actividade clínica.

O pré-requisito para progredir e concluir a Formação é obter classificação “APROVADO” em cada Unidade de Formação.

A estrutura do curso é apresentada de forma detalhada no documento do Plano de Estudos.