Missão e Objetivos

A Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM), criada em 1999, é um estabelecimento de ensino superior politécnico, particular, não integrado, instituído pela Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L., exercendo a sua actividade na preparação de profissionais de saúde nas diferentes áreas das chamadas Tecnologias da Saúde e da enfermagem. É, assim, um estabelecimento de ensino superior politécnico, oficialmente reconhecido como de interesse público, constituindo-se como opção válida e de pleno direito, no sistema educativo nacional.

Dedicada ao avanço do conhecimento, à aprendizagem e à educação dos seus alunos, ao serviço da melhoria das condições de saúde da sociedade global, no século XXI, a ESSEM afirma-se como uma instituição de referência na formação destes profissionais, garantindo que atinjam uma sólida formação técnica e humana.

Focada no pilar de missão Ensino, a Escola tem como objetivo essencial, promover uma preparação sólida dos estudantes e desenvolver uma cultura de avaliação contínua da vertente pedagógica, centrada na qualidade, que possibilite uma formação integral dos mesmos. As competências detidas pela instituição ao nível das ciências da saúde, hoje em dia plenamente comprovadas, derivam dos vários cursos em funcionamento na instituição há anos, e pelo número e desempenho dos seus licenciados, tanto a nível nacional como internacional.

Simultaneamente com a prossecução do referido objectivo, e em complemento deste, a ESSEM consegue constituir-se como um polo de responsabilidade social fortemente inserido na comunidade local, prestando cuidados de saúde e outros à Comunidade, particularmente aos mais carenciados.