Nota do Diretor da Escola Superior de Saúde Egas Moniz

 

A Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM), criada pelo decreto-lei 381/99 de 22 de Setembro, e tutelada pela Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L. com duas décadas de intensa e profícua atividade letiva que se tem imposto e é reconhecida pelos seus pares, não só a nível nacional, como também internacional. Ministrando formação académica básica na área das Tecnologias da Saúde e de Enfermagem instituiu, para esse efeito, uma série de Cursos que oferecem outras tantas oportunidades nos distintos sectores dessas áreas profissionais, considerados hoje em dia, como parte integrante, obrigatória, de um trabalho de equipa no âmbito da assistência em Saúde.

Esse objetivo tem sido integralmente cumprido, estando presentemente em exercício quatro cursos conferentes de grau, de primeiro ciclo de estudos (licenciatura), e três cursos não conferente de grau, dos assim denominados cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), nas seguintes áreas e denominações:

  • Cursos de 1º Ciclo (Licenciaturas), divididos em dois grupos de acordo com o número total de ECTS e respetiva duração:
    • Com 240 ECTS – oito semestres: “Enfermagem”, "Ciências Biomédicas Laboratoriais" e “Fisioterapia.
    • Com 180 ECTS – seis semestres: “Prótese Dentária”.
  • CTeSP – quatro semestres: “Microbiologia e Biologia Molecular", “Análises Químicas e Bioquímicas” e “Gerontologia”.

A organização dos referidos cursos, liderada por profissionais responsáveis e experientes nas correspondentes áreas, o rigor na escolha dos docentes onde se destaca a sua qualificação académica, e a adequação dos conteúdos programáticos dos diferentes cursos bem como as condições facilitadas pela Escola para a lecionação das distintas matérias (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, equipamento, etc.), têm sido aspetos determinantes na consolidação da excelência do ensino ministrado, traduzida na aceitação dos nossos alunos pelo mercado de trabalho.

Ainda no que diz respeito aos alunos e para além dos aspetos diretamente relacionados com o ensino, tem sido preocupação constante da Escola, desenvolver as condições adequadas a uma saudável convivência académica, no seu sentido mais lato, onde se destaca a criação de novos espaços e o seu reordenamento. Neste âmbito, destaca-se a existência no campus de uma Residência de Estudantes, com capacidade para cerca de 210 residentes. A atenção e apoio às atividades extracurriculares, a existência do programa Erasmus +, o relacionamento e articulação com outras escolas ou instituições congéneres, e o apoio à Associação de Estudantes e às suas iniciativas, são também realizações que, permitido uma troca de experiências e aumento do leque de oportunidades formativas, facilitam e completam a preparação global do estudante.

A ESSEM, com uma estrutura organizativa própria, consignada nos respetivos Estatutos, tem demonstrado total capacidade para corresponder às expectativas dos candidatos ao ensino superior que a procuram, constituindo uma instituição modelar na formação de profissionais qualificados no âmbito da Saúde. 

Direção da Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Prof.Doutor Miguel Correia