Diagnóstico e coaching individual

 

Através do Assessment DISC (Diagnóstico Comportamental) promove-se o autoconhecimento dos docentes em relação ao seu perfil comportamental no seu estilo natural e adaptado tendo como análise quatro dimensões:

  • Domínio;
  • Influência;
  • Estabilidade;
  • Conformidade.

Do mesmo resulta um relatório comportamental que permite identificar:

  • Caraterísticas gerais de comportamento, nomeadamente pontos fortes e áreas de melhoria na gestão da comunicação e exercício da docência;
  • Análise integradora das diferentes dimensões;
  • Caraterização e comparação entre o estilo natural e o adaptado;
  • Como gerir a adaptabilidade com eficácia, nomeadamente a adequação da comunicação a estilos comportamentais diferentes dos seus interlocutores;
  • Reflexão sobre as necessidades de melhoria através de um plano de desenvolvimento individual.

O GFP contempla a possibilidade de realização de atividades de coaching individual, da análise do Assessment DISC com envolvimento do docente na construção do plano de desenvolvimento e que reforce os pontos fortes e concretize as suas necessidades de melhoria, otimizando os seus recursos e capacitando-o. Pretende-se, com estas atividades, potenciar a consciencialização e o compromisso do próprio face ao seu plano de desenvolvimento.

Adicionalmente o GFP promove um questionário de autoavaliação das competências críticas em técnicas de apresentação, no contexto da atividade docente em sala de aula.

Estas atividades são exclusivamente realizadas por uma equipa de psicólogos devidamente credenciados para o efeito e estão disponíveis, mediante marcação prévia, ao longo de todo o ano letivo.