Biblioteca

A Biblioteca inicia em 21-09-2020 a 3ª fase do seu plano de retoma dos serviços presenciais, que tem vindo a ser implementado gradualmente para garantir a prestação de serviços em segurança a toda a comunidade Egas Moniz.

Condições de utilização dos serviços da Biblioteca – de caráter obrigatório:

Todo o atendimento e utilização dos serviços encontra-se sujeito a marcação prévia através de e-mail para biblioteca@egasmoniz.edu.pt, pelo que os utilizadores não se deverão dirigir à Biblioteca sem confirmação do agendamento.

Serão prestados presencialmente os seguintes serviços: empréstimo / devolução de livros e consulta local. A utilização das salas de leitura encontra-se sujeita a reserva prévia e limitada a períodos de 2 horas/dia por utilizador. Todos os restantes serviços continuarão a ser prestados remotamente devendo ser solicitados através de e-mail.

Para garantir a prestação de serviços em segurança e, simultaneamente, criar uma atmosfera de confiança para a equipa da Biblioteca, para os utilizadores e para restantes colaboradores:

A capacidade da Biblioteca foi revista tornando possível a reabertura das salas, com ocupação limitada a 8 pessoas em simultâneo por sala de leitura nesta fase. A utilização das salas realizar-se-á em turnos fixos de 2 horas, após as quais, todas as mesas e cadeiras serão higienizadas antes da entrada do turno seguinte de utilizadores.

De modo a evitar a aglomeração de pessoas, apenas será atendida uma pessoa de cada vez no Balcão, pelo que os utilizadores devem aguardar no exterior da Biblioteca, guardando sempre distanciamento social de cerca de 2 metros.

É obrigatória a higienização das mãos com álcool-gel ao entrar na Biblioteca para utilizadores e funcionárias, bem como entre atendimentos ao balcão. É igualmente obrigatória a utilização de máscara todo o tempo.

Os utilizadores deverão guardar distância de pelo menos meio metro do balcão de atendimento. Adicionalmente, o distanciamento de segurança será garantido através de divisórias em acrílico no balcão e sinalética no chão junto ao balcão e no acesso exterior para formação de fila de espera.

O acesso às estantes encontra-se interdito aos utilizadores – apenas as funcionárias ou colaboradores podem tocar nos livros, mediante a utilização de luvas ou higienização de mãos no momento.

Depois de consultados pelos utilizadores, os livros serão colocados em quarentena durante uma semana e apenas após o fim da mesma ficarão novamente disponíveis nas estantes.

Os utilizadores deverão pesquisar no catálogo da Biblioteca os livros que pretendem consultar presencialmente e enviar a sua referência bibliográfica por e-mail aquando do agendamento da visita à Biblioteca para que sejam preparados atempadamente para consulta. Para esse efeito, deverão consultar o catálogo da Biblioteca disponível em https://catalogo-biblioteca.egasmoniz.edu.pt/ 

[Catálogo antigo disponível em: http://biblioteca.egasmoniz.edu.pt/ (última atualização 31-09-2020].

A frequência da limpeza de superfícies será reforçada: higienização regular de todas as superfícies de contacto (vidros, balcões, computadores (teclados, ratos), material de escritório, mesas, cadeiras, puxadores, portas, botões, etc.).

Será privilegiada a ventilação natural nas salas de leitura e tirado maior partido do terraço para o estudo individual.

Com o intuito de limitar a circulação de pessoas no corredor da Biblioteca e diminuir o risco de contágio da equipa que assegura o serviço, as casas-de-banho manter-se-ão encerradas.

Todos os restantes serviços continuarão a ser prestados remotamente devendo ser solicitados através de e-mail:

- Realização de webinars (anunciados nas redes sociais ou a pedido): Mendeley, Estratégias de Pesquisa, ou outros.

- Sessões pontuais de esclarecimento via Zoom ou Microsoft Teams (a pedido, sujeitas a agendamento prévio): Mendeley, CiênciaVitae, Referenciação bibliográfica, ou outras).

- Apoio aos utilizadores via e-mail: esclarecimento de dúvidas, apoio à pesquisa bibliográfica, pedido de artigos científicos.

- Serviço de prevenção de plágio para alunos finalistas de mestrado (submissão de dissertações ao software Turnitin).


Biblioteca do Conhecimento Online (B-on)

Acesso a milhares de revistas científicas, e-books, teses, entre outros, através da plataforma de pesquisa B-on.

Mais Informações 

Biblioteca 1