Egas Moniz acreditada com o Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade

A Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL recebeu recentemente o Selo de Qualidade atribuído pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Este selo certifica que a Egas Moniz é capaz de assegurar as condições necessárias para que os jovens (dos 18 aos 30 anos) possam participar em atividades de solidariedade (voluntariado, estágios e/ou emprego), respeitando os princípios e objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade (CES), e possui os requisitos necessários para garantir a qualidade dos projetos.

O CES tem como objetivo promover a solidariedade como um valor, principalmente através do voluntariado, com vista a aumentar o envolvimento de jovens e organizações em atividades de solidariedade, acessíveis e de alta qualidade.

Deste modo, e em concordância com os princípios do CES, serão implementados formatos adequados de atividades de solidariedade que permitam promover a igualdade das condições de acesso, em particular a participação dos jovens desfavorecidos e com menos oportunidades. A finalidade será sensibilizar os jovens para o impacto positivo das atividades de solidariedade e contribuir para reforçar a coesão, a cooperação, a solidariedade, a democracia e a cidadania na Europa, dando ao mesmo tempo resposta aos desafios sociais e reforçando as comunidades, com especial incidência na promoção da inclusão social.

A Egas Moniz obteve aprovação nas seguintes tipologias:

  1. Selo de Qualidade para Voluntariado – (suporte e acolhimento);
  2. Selo de Qualidade para Estágios;
  3. Selo de Qualidade para Emprego.

Qualquer um destes diferentes tipos de projeto pode ser desenvolvido no país de residência do jovem ou no estrangeiro.

O Selo de Qualidade permite a participação nas ações, mas não garante o financiamento de projetos. Assim, a Egas Moniz irá procurar os parceiros mais apropriados para desenvolver projetos internacionais e candidatar-se às ações do Programa do Corpo Europeu de Solidariedade. A divulgação dos projetos aprovados e a publicitação das respetivas vagas será realizada no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade (https://europa.eu/youth/solidarity_pt). Os jovens, por sua vez, registam-se na base de dados deste portal e são selecionados para os projetos pelas organizações ou concorrem às oportunidades divulgadas. Os candidatos são contatados e entrevistados e a organização oferece a colocação ao candidato que lhe parece mais adequado.

Para mais informações consulte a página web do CES: https://www.europasolidaria.pt/pt/ ou entre em contato com international@egasmoniz.edu.pt.