Plataforma Transforma Portugal

A Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais candidatou-se ao financiamento no âmbito do movimento Transforma Portugal, com o projeto "Apoio Comunitário Covid19", e teve o seu projeto aprovado.

Com os números de infectados por SARS-CoV-2 a aumentarem de forma exponencial, bem como a necessidade das pessoas idosas permanecerem em casa, e visto que muitos deles vivem sozinhos, surgiu a ideia de avançarmos com uma acção de apoio ao domicílio a estes idosos.

Este apoio conta com participação de 3 alunos da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais e passa por um acompanhamento diário no domicílio destes idosos.

A  rotina diária destes alunos incide nas seguintes formas de apoio:

- Acompanhamento de infetados através da medição de oxigénio, temperatura e análise de outros sintomas. É feito também um complemento ao apoio telefónico que estas pessoas têm das Autoridades de Saúde.

- Apoio nas tomas de medicação, nomeadamente controlo das tomas, gestão dos stocks, pedidos de receitas e levantamento das mesmas na farmácia. 

-  Apoio na compra de bens essenciais. Os alunos vão às superfícies comerciais comprar os alimentos e outros bens necessários, entregando-os gratuitamente nas casa destas pessoas para que as mesmas não tenham necessidade de sair.

- Apoio no complemento familiar. Muitas das vezes é feito o elo de ligação com os seus familiares distantes através de contactos telefónicos e videochamadas.

E por último, uma componente muito importante nesta acção, estes idosos têm alguém que todos os dias se preocupa com eles, que os ouve e lhes faz alguma companhia aliviando a pressão psicológica a que eles estão sujeitos motivada pelo isolamento e pela situação pandémica.