VII Edição Academia GRACE | 2020-2021

A Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL é parceira do Uni.Network e promove a VII Edição da Academia GRACE, uma iniciativa que integra o Projeto Uni.Network, o qual possui como principais objetivos estreitar a relação entre as empresas e as instituições de ensino superior, criar sinergias e promover a Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativas.

A Academia GRACE é uma iniciativa anual que pretende fomentar a reflexão e o desenvolvimento de projetos académicos pelos estudantes sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativas. Estes projetos são desenvolvidosindividualmente ou em grupo (máx. 4 pessoas), com o apoio de um Professor Coordenador.

Este ano os estudantes deverão dar resposta ao seguinte tema: 

A Agenda 2030 - O desafio de Build Back Better.

Os desafios da Covid-19 deixam claro que, após a crise Covid-19 e o seu impacto profundo, a nível individual, social, económico e ambiental, não podemos voltar ao modus operandis anterior, mas é imperativo reconstruir de forma diferente. As empresas têm de o fazer também, de se transformar, de “Build Back Better”, guiadas pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Com efeito, o Covid-19 reforçou a necessidade de cooperação e colaboração globais, tanto para uma resposta imediata como para uma recuperação a longo prazo. O avanço da cooperação para o desenvolvimento, tanto "risk-informed" como "climate-smart", será um suporte vital nos esforços para reconstruir melhor.

Assim, os estudantes deverão escolher um, ou uma combinação de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (https://www.ods.pt), e apresentar uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem fazer diferente e melhor no alcance desses objetivos, sem deixar ninguém para trás!

A avaliação dos trabalhos será realizada por um júri que integrará elementos designados pelo GRACE e que atribuirá os seguintes prémios:

  • Prémio Academia GRACE
  • Prémio Ideia
  • Prémio Ação
  • Prémio Impacto

Estes prémios serão atribuídos de acordo com os seguintes critérios:

  • Pertinência da abordagem
  • Originalidade
  • Aplicabilidade
  • Impacto na comunidade
  • Impacto interno
  • Replicabilidade

Os estudantes autores dos trabalhos académicos selecionados são distinguidos com a oportunidade de uma apresentação pitch em Evento GRACE e a participação gratuita na Escola de Verão GRACE.

​O concurso é exclusivo a estudantes de entidades académicas protocoladas com o Projeto Uni.Network, como é o caso da Egas Moniz.

As candidaturas encontram-se abertas até dia 21 de Maio de 2021 e devem ser submetidas a partir da página web do GRACE:

https://gracept.wixsite.com/academiagrace

Ver regulamento AQUI.

Para mais informações consulte a página web do GRACE (https://gracept.wixsite.com/academiagrace) ou entre em contato com international@egasmoniz.edu.pt. (telefone: +351 21 294 68 18).