VIII Edição Academia GRACE | 2021-2022

A Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL é parceira do Uni.Network e promove a VIII Edição da Academia GRACE, uma iniciativa que integra o Projeto Uni.Network, o qual possui como principais objetivos estreitar a relação entre as empresas e as instituições de ensino superior, criar sinergias e promover a Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativas.

A Academia GRACE é uma iniciativa anual que pretende fomentar a reflexão e o desenvolvimento de projetos académicos pelos estudantes sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativas e promover a adoção, pelas Empresas, de boas práticas nesta matéria.Estes projetos são desenvolvidosindividualmente ou em grupo (máx. 4 pessoas), com o apoio de um Professor Coordenador.

Este ano os estudantes deverão dar resposta a um dos seguintes temas: 

Economia Circular | Bem-estar dos Colaboradores.

  1. 1.      Economia Circular

O atual modelo económico, baseado na “extração, consumo e desperdício” tem resultado na perturbação e destruição dos ecossistemas de que dependemos, levando à necessidade do uso sustentável dos recursos. A economia circular (https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/economy/20151201STO05603/economia-circular-definicao-importancia-e-beneficios) surge assim como uma alternativa sendo, segundo a Comissão Europeia, um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Segundo a Fundação Ellen McArthur (https://archive.ellenmacarthurfoundation.org/pt/economia-circular/conceito) este modelo circular cria valor económico, social e ambiental, baseando-se em três princípios:

1. Eliminar resíduos e poluição desde o principio;

2. Manter produtos e materiais em uso;

3. Regenerar sistemas naturais.

Assim, tendo em conta a definição e os princípios da Economia Circular acima expostos, os estudantes devem apresentar uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem integrar práticas de economia circular no seu negócio.

  1. 2.      Bem-estar dos Colaboradores

Contribuir para a saúde física e emocional dos colaboradores é cada vez mais necessário para aumentar a motivação, o compromisso e a produtividade das equipas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (https:/www.ilo.org/safework/areasofwork/workplace-health-promotion-and-well-being/WCMS_118396/lang--en/index.htm), o bem-estar no local de trabalho está relacionado com todos os aspetos da vida profissional, desde a qualidade e segurança do ambiente físico até à forma como os trabalhadores se sentem em relação ao seu trabalho.

A pandemia da Covid19 veio acentuar este tema e acelerar a atuação das empresas na promoção do bem-estar e saúde dos colaboradores.

Assim, os estudantes devem apresentar uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem promover um maior bem-estar dos seus colaboradores.

 

A avaliação dos trabalhos será realizada por um júri que integrará elementos designados pelo GRACE e que atribuirá os seguintes prémios:

  • Prémio Academia GRACE
  • Prémio Ideia
  • Prémio Ação
  • Prémio Impacto

Estes prémios serão atribuídos de acordo com os seguintes critérios:

  • Pertinência da abordagem face ao tema escolhido
  • Originalidade na abordagem do tema
  • Aplicabilidade ao contexto empresarial português
  • Impacto na comunidade
  • Impacto interno na empresa
  • Replicabilidade

Os estudantes autores dos trabalhos académicos selecionados são distinguidos com a oportunidade de uma apresentação pitch em Evento GRACE e a participação gratuita na Escola de Verão GRACE.

​O concurso é exclusivo a estudantes de entidades académicas protocoladas com o Projeto Uni.Network, como é o caso da Egas Moniz.

As candidaturas encontram-se abertas até dia 20 de Maio de 2022 e devem ser submetidas a partir da página web do GRACE:

https://gracept.wixsite.com/academiagrace

Ver regulamento aqui.

Para mais informações consulte a página web do GRACE (https://gracept.wixsite.com/academiagrace) ou entre em contato com international@egasmoniz.edu.pt. (telefone: +351 21 294 68 18).