CTeSP em Gerontologia

 

Tipo de ensino: Politécnico
Cód. Estabelecimento:
 4106
Nome do estabelecimento: Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Cód. Curso:  T096
Tipo de Curso: Técnico Superior Profissional – nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações
Área de educação e formação (CNAEF): 762 – Trabalho Social e orientação
Duração: 4 Semestres
ECTS: 120
Vagas: 20
Coordenador: Professora Doutora Teresa Andrade
Registo DGES: R/Cr 31/2018

Horário: Diurno ou Pós-Laboral (das 17h às 22h), sendo que prevalecerá o horário escolhido pelo maior número de candidatos. 

Introdução

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gerontologia constitui uma oferta educativa de natureza profissional, sendo um ciclo de estudos curto de formação superior com a duração de quatro semestres letivos e com um perfil de formação de nível 5 na classificação ISCED da OCDE. O curso integra uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio realizado no último semestre do curso.

O Plano de Estudos está estruturado de forma a fornecer ao estudante conhecimentos abrangentes e direccionados à prestação de cuidados de excelência à população idosa. O estudante fica ainda apto a conceber, desenvolver, gerir e implementar planos de intervenção para idosos, apoiar, de forma autónoma ou supervisionada, as actividades promotoras do bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa em diferentes serviços.

A realização do CTeSP em Gerontologia confere um Diploma de Técnico Superior Profissional e os titulares deste diploma podem entrar no mercado de trabalho ou prosseguir os seus estudos de forma privilegiada no Ensino Superior em cursos como Enfermagem ou Fisioterapia, entre outros em áreas similares, não necessitando para tal de realizar quaisquer provas específicas.

Assim, um estudante que obtenha, na ESSEM, o Diploma de Técnico Superior Profissional em Gerontologia pode:

  • Iniciar a sua atividade profissional, já que adquire formação de tipo superior e desenvolve competências técnicas e especializadas;
  • Ingressar nas licenciaturas da ESSEM, através dos Concursos Especiais, sem a necessidade de realização de exames e obter equivalências a unidades curriculares, ou seja, a formação efetuada no CTeSP pode ser creditada na Licenciatura em que seja admitido.

 

O que nos torna únicos

A elevada componente prática do curso. Num total de 3240 horas de ensino 74,4% serão horas de trabalho de aplicação prática.

Estágios garantidos, em instituições de referência e excelência nos Concelhos de Almada, Setúbal, Sesimbra com as quais temos protocolos, num total de 750 horas de formação em contexto de trabalho, tais como: 

  • Residência Sénior Egas Moniz (Sesimbra);
  • Domus Aurea ( Residências Sénior Assistidas - Lisboa);
  • Liga dos Amigos da Terceira Idade LATI ( Lar, Centro de Dia e Cuidados domiciliários - Setúbal);
  • Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo ( Apoio em Internamento e Cuidados Domiciliários - Setúbal);
  • Centro Social e Paroquial de Almada;
  • Centro Social e Paroquial da Costa de Caparica ( Centros de Dia e Cuidados Domiciliários - Almada);

Um corpo docente, amplamente qualificado e actualizado nas áreas dos cuidados específicos em áreas multidisciplinares aplicados à Gerontologia.

Uma Instituição dinâmica com múltipla oferta formativa em paralelo a complementar os conhecimentos nesta área, como jornadas, congressos e seminários vários.

Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o bem-estar e segurança dos nossos alunos que estão longe de casa num ambiente familiar.

Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos de todas as áreas da saúde interagem e trabalham em projectos comuns.

Um ambiente descontraído em que se encontra o equilíbrio entre a parte académica com o divertimento  em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, bem como a oportunidade de ingressar em Tunas ou no Coro da Egas Moniz, a possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos disponíveis no Campus Universitário da Egas Moniz.

 

Saídas profissionais e outras

Com este curso os nossos alunos poderão exercer funções em :

  • IPSS ou Empresas orientadas para a prestação de cuidados vários de apoio a Idosos
  • Centros de Dia
  • Unidades de Apoio ao Envelhecimento Activo
  • Lares
  • Residências Assistidas
  • Residências Sénior de Natureza Variada
  • Empresas de Cuidados ao Domicilio
  • Cuidados Domiciliários Globais
  • Redes e Sistemas de Apoio variado a Idosos a nível Autárquico

 

Adicionalmente os alunos poderão optar por prosseguir os seus  estudos  nos cursos de Licenciatura que temos em diferentes áreas da Saúde, como Enfermagem e Fisioterapia.

 

Mais informações

 

Telefone: (+351) 212 946 807, (+351) 212 946 751/52,

Fax: (+351) 212 946 832, (+351) 212 946 733

E-mail: essem@egasmoniz.edu.pt; secretaria@egasmoniz.edu.pt