CTeSP em Microbiologia e Biologia Molecular

Tipo de ensino: Politécnico
Cód. Estabelecimento:
4106
Nome do estabelecimento: Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Cód. Curso:  T201
Tipo de Curso: Técnico Superior Profissional – nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações
Área de educação e formação (CNAEF): 421 - Biologia e Bioquímica
Duração: 4 Semestres
ECTS: 120
Vagas: 22
Coordenador: Professora Doutora Alexandra Maia e Silva e Professora Doutora Maria Helena de Sousa Barroso
Registo DGES: R/Cr 202/2015

Introdução

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Microbiologia e Biologia Molecular constitui uma oferta educativa de natureza profissional, sendo um ciclo de estudos curto de formação superior com a duração de quatro semestres letivos e com um perfil de formação de nível 5 na classificação ISCED da OCDE. O curso integra uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio realizado no último semestre do curso.

O Plano de Estudos está estruturado de forma a fornecer ao estudante conhecimentos e a capacidade de planear, adaptar, executar e otimizar protocolos/técnicas em Microbiologia e Biologia Molecular, bem como gerir stocks de reagentes e de material biológico permitindo uma preparação especializada na organização de trabalhos experimentais nas áreas referidas e assegurando uma formação técnica sólida.

A realização de um CTeSP confere um Diploma de Técnico Superior Profissional e os titulares deste diploma podem entrar no mercado de trabalho ou prosseguir os seus estudos no Ensino Superior.

Assim, um estudante que obtenha, na ESSEM, o Diploma de Técnico Superior Profissional em Microbiologia e Biologia Molecular pode:

  • Iniciar a sua atividade profissional, já que adquire formação de tipo superior e desenvolve competências técnicas e especializadas;
  • Ingressar nas licenciaturas da ESSEM, através dos Concursos Especiais, sem a necessidade de realização de exames e obter equivalências a unidades curriculares, ou seja, a formação efetuada no CTeSP pode ser creditada na Licenciatura em que seja admitido.


O que nos torna únicos

  • A elevada componente prática do curso. Num total de 988 horas de ensino técnico, terás 858 horas de aplicação prática/laboratorial.
  • Estágios garantidos, em laboratórios de referência e clínicas, entre outras instituições com as quais temos protocolos, num total de 810 horas de formação em contexto de trabalho.  
  • Um corpo docente jovem, qualificado, atualizado nos mais recentes desenvolvimentos e técnicas laboratoriais e motivado para te servir.
  • Laboratórios amplos, modernos e bem equipados, com sistemas de informação, equipamentos automatizados e outros equipamentos laboratoriais de alta tecnologia.
  • A participação em jornadas, congressos e seminários vários, que te manterão atualizado nos mais recentes desenvolvimentos nas áreas mais diversificadas.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.


Saídas profissionais e outras

Quando terminares o curso poderás exercer funções em laboratórios nas áreas de Microbiologia e Biologia Molecular, em contextos tão diversos como:

  • Laboratórios de instituições de ensino secundário e superior;
  • Indústria alimentar e química;
  • Empresas de equipamento especializado;
  • Laboratórios privados (unidades hospitalares, clínicas veterinárias, etc.);
  • Laboratórios de análises clínicas do serviço nacional de saúde.



Áreas a que te poderás dedicar / especializar:

  • Microbiologia de águas e alimentos;
  • Biologia molecular;
  • Microbiologia forense;
  • Investigação.


Adicionalmente poderás prosseguir os teus estudos realizando algum dos cursos de Licenciatura que temos em diferentes áreas da Saúde.


Mais informações


Telefone: (+351) 212 946 807, (+351) 212 946 751/52, 
Fax: (+351) 212 946 832, (+351) 212 946 733
E-mail: essem@egasmoniz.edu.pt; secretaria@egasmoniz.edu.pt