Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais

Tipo de ensino: Politécnico
Cód. Estabelecimento: 4106
Nome do estabelecimento: Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Cód. Curso: L068
Tipo de Curso: Licenciatura – 1º Ciclo
N.º de Períodos: 8
Duração: Semestres
ECTS: 240
Vagas: consultar guia de candidatura
Coordenação: Dr. José Ferreira da Silva e Doutora Maria João Hilário
Registo DGES: R/A Cr 81/2016
Acreditação pela A3ES: http://www.a3es.pt/sites/default/files/NCE_15_00019_papnce_2015_dec_fin_ca.pdf 


Introdução

No curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais e na sua aplicação na saúde, irás adquirir conhecimentos sólidos num leque abrangente de ciências sociais, exatas, biológicas e médicas.  Estas servirão de suporte para a aquisição de saberes que te permitirão compreender a importância multidisciplinar do laboratório em áreas como: rastreio, diagnóstico e monitorização de condições específicas de doença; fisiopatologia e epidemiologia da doença; seleção de técnicas estatísticas apropriadas que permitam uma interpretação válida dos resultados experimentais; realização de projetos de investigação aplicada à saúde e em ciências forenses; desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e prevenção de doenças; conhecimento do código de boas práticas laboratoriais, incluindo aspetos de saúde, segurança, éticos e legais.

Com esta licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais terás a formação necessária para o exercício da profissão em Análises Clínicas e de Saúde Pública e de Anatomia Patológica, Tanatológica e Citológica. Espera-se assim que a qualificação adquirida nas referidas áreas, facilite aos futuros profissionais, o acesso a um espectro mais amplo de postos de trabalho, quer a nível nacional quer internacional.

Se pretendes um curso que te permita a alternativa de duas carreiras profissionais, a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais é a tua opção!


O que nos torna únicos

  • Estágios garantidos em contexto real, num total de tempo de trabalho de 1620 horas, em Hospitais de referência e Laboratórios Clínicos e de Investigação.
  • Laboratórios amplos, modernos e bem equipados, com sistemas de informação, equipamentos automatizados e outros equipamentos laboratoriais de alta tecnologia necessários à tua aprendizagem e treino, com destaque para os laboratórios de microscopia eletrónica de transmissão e de varrimento.
  • Um corpo docente jovem, qualificado, motivado para te servir.
  • A possibilidade de realizares intercâmbios, em universidades estrangeiras, nomeadamente através do Programa Erasmus.
  • A participação em jornadas, congressos, seminários vários, etc. que te manterão atualizado nos mais recentes desenvolvimentos das Ciências Biomédicas Laboratoriais.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio e autocarro).


Saídas profissionais e outras

Ao terminares o curso poderás:

  • Obter o reconhecimento do título profissional, feito pelos serviços competentes do Ministério da Saúde através da emissão de uma cédula profissional;
  • Exercer atividade como técnico de Análises Clínicas e de Saúde Pública e técnico de Anatomia Patológica, Tanatológica e Citológica, nos termos do Despacho n.º 9409/2014 de 10 de julho de 2014.
  • Exercer a profissão em: hospitais públicos e privados; laboratórios de análises clínicas do serviço nacional de saúde; laboratórios de anatomia patológica e citológica; laboratórios de saúde pública; indústria alimentar e química; laboratórios de histocompatibilidade, hemoterapia e genética; institutos de medicina legal; laboratórios de tanatologia forense; laboratórios de investigação e laboratórios de medicina veterinária.
  • Trabalhar como investigador e/ou no ensino.
  • Prosseguir os teus estudos e obter especialização em Biologia Molecular, Microbiologia Forense e Toxicologia, entre outras áreas.

 

Mais informações

Telefone: (+351) 212 946 751/52, 
Fax: (+351) 212 946 733
E-mail: secretaria@egasmoniz.edu.pt