Licenciatura em Ciências da Nutrição

Tipo de ensino: Universitário 
Cód. Estabelecimento: 4260
Nome do estabelecimento: Instituto Universitário Egas Moniz
Cód. Curso: 9554
Tipo de Curso: Licenciatura – 1º Ciclo
N.º de Períodos: 8
Duração: Semestres
ECTS: 240
Vagas: consultar guia de candidatura
Registo DGES: R/A -Ef 201/2012/AL02
Avaliação Externa A3EShttp://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/ciencias-da-nutricao-6

Coordenador: Prof. Doutora Paula Manuela de Castro Cardoso Pereira
Presidente da Comissão Científica: Prof. Doutor Renata Ramalho
Presidente da Comissão Pedagógica: Prof. Doutora Maria Madalena Bettencourt Correia

Introdução

O curso de Licenciatura em Ciências da Nutrição, do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), distingue-se pela forte aposta num ensino orientado para a prática clínica nutricional. Neste sentido, existe uma estreita colaboração com a Consulta de Nutrição do IUEM, com o intuito de fornecer aos alunos uma prática clínica observacional intensa e orientada para a realidade da comunidade, desde os primeiros anos da licenciatura. Esta colaboração com a Consulta de Nutrição permite aos alunos contactarem com os docentes na sua área de atuação assistencial específica, num período de cerca de 50h mensais. No sentido de intensificar a experiência clínica dos alunos, realizam-se periodicamente reuniões abertas à comunidade académica, nas quais são apresentados e discutidos casos clínicos de interesse da área da Nutrição.

A interligação entre a Licenciatura e o Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica Egas Moniz (CGMNEM) possibilita aos alunos da licenciatura de Ciências da Nutrição contactar e participar numa investigação de ponta, através da aquisição de experiência Laboratorial e Clínica em projetos de elevado nível Nacional e Internacional, assim como o contacto junto da comunidade e assumir um papel importante na “luta” contra o flagelo da obesidade infantil.

A possibilidade de participar na realização de ações externas de contacto com a comunidade, através de workshops focalizados no rastreio nutricional é uma realidade, pois são cada vez em maior número e mais diversas as instituições que solicitam a colaboração dos alunos, nestas ações.
 
 

O que nos torna únicos

  • A existência do Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica que apostando numa forte componente de investigação de ponta, te possibilita a aplicação dos conhecimentos que vais adquirindo a uma realidade de investigação de vanguarda na área da obesidade infantil e da saúde pública. Este Centro de Investigação é o único no País que estuda a obesidade no seu todo, interligando aspetos clínicos, nutricionais e laboratoriais, o que te permitirá adquirir experiencia laboratorial, desenvolver espírito critico e participar ativamente em trabalhos com interesse para a comunidade, possibilitando a aquisição de formação, que te tornará apto a desenvolver uma atividade profissional de elevado nível, quer em Portugal quer internacionalmente.
  • A realização de um estágio curricular final, com uma duração de 630 horas, realizado em Hospitais, Centros de Saúde, Indústrias Alimentares, Instituições de Solidariedade Social de apoio à 3ª idade, ginásios, empresas ou outros locais de exercício da profissão de Nutricionista. Adicionalmente, poderás realizar estágios observacionais, de carácter voluntário na mesma tipologia de instituições.
  • Instalações modernas e devidamente equipadas com os materiais e recursos necessários à tua aprendizagem e treino, em particular os laboratórios, a cozinha experimental e consultório de nutrição.
  • Participação em ações de formação em várias instituições com as quais colaboramos.
  • A possibilidade de realizares estágios extracurriculares em Portugal ou no estrangeiro, em estreita colaboração com empresas e outras instituições de ensino e investigação, ampliando a tua formação e dirigido às tuas áreas de interesse.
  • Um corpo docente jovem, qualificado, motivado para te servir.
  • A participação e organização de jornadas, congressos e seminários vários, que te manterão atualizado nos mais recentes desenvolvimentos nas áreas mais diversificadas.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Alunos, Tunas, Núcleo de Ciências da Nutrição e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).

 

Saídas profissionais e outras

Quando terminares o curso serás considerado um Técnico Superior de Saúde (Dec. Lei 414/91) e poderás:

  • Enveredar pela área da nutrição clínica e neste caso poderás trabalhar em Hospitais, Clínicas ou dedicar-te ao exercício da Profissão de forma liberal.
    Seguir a área da nutrição comunitária e saúde pública exercendo a atividade profissional em Administrações Regionais de Saúde, Centros de Saúde, Unidades de Saúde Familiar, Câmaras Municipais.
  • Atuar na área da Higiene e Segurança Alimentar desenvolvendo um papel preponderante no controlo da qualidade dos alimentos ao nível do seu fabrico (Indústrias Alimentares), da forma como são servidos (Empresas, Restaurantes, Cantinas, entre outros) e também na sua distribuição ao consumidor (Hipermercados, Comercio Especializado).
  • Participar na criação de novos produtos alimentares.
  • Enveredar por uma carreira académica, continuando a formação em segundos e terceiros ciclos específicos das diversas áreas.
  • Optar pela área da Nutrição Desportiva trabalhando em ginásios, clubes desportivos, entre outros.
  • Dedicar-te à área do Marketing Alimentar ou das Políticas Alimentares.
  • Escolher seguir uma carreira de investigação científica nas mais diversas áreas, podendo participar em projetos de investigação, nacionais e internacionais, na área alimentar e/ou nutricional.
  • Atuar como consultor nas diversas áreas.

 

Mais informações


Telefone: (+351) 212 946 751/52,
Fax: (+351) 212 946 733
E-mail: secretaria@egasmoniz.edu.ptAds Egas Moniz 200X133


A Licenciatura em Ciências da Nutrição do IUEM e as Consultas de Nutrição utilizam o software Sanut, o que proporciona aos estudantes uma interação direta com os casos clínicos que observam e uma possibilidade de prática clínica orientada.

 

IMG 5780      IMG 5835       IMG 5882