Licenciatura em Ciências da Saúde

Tipo de ensino: Universitário
Cód. Estabelecimento: 4260
Nome do estabelecimento: Instituto Universitário Egas Moniz
Cód. Curso: 9822
Tipo de Curso: Licenciatura – 1º Ciclo
N.º de Períodos: 6
Duração: Semestres
ECTS: 180
Vagas: consultar guia de candidatura
Registo DGES: Aviso nº 4335/2019
Avaliação Externa A3EShttp://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/ciencias-da-saude-1

CoordenadorProfessora Doutora Maria Fernanda de Mesquita
Presidente da Comissão Científica: Professor  Doutor Carlos Zagalo Ribeiro
Presidente da Comissão Pedagógica: Prof. Doutora Luísa Gonçalves

Introdução

O curso de licenciatura em Ciências da Saúde do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) visa explorar o funcionamento do corpo humano na saúde, na doença, no envelhecimento e a sua relação com a qualidade de vida e ambiente. Explora também a relação entre os genes, as células, os órgãos, mecanismo de funcionamento do ser humano e a sua relação com o ambiente e sociedade.

Este programa de banda larga e flexível visa oferecer uma oportunidade para a especialização em áreas científicas distintas que são espelhadas no curriculum do 3º ano, especificamente numa das 3 áreas de opção:

  • Bases moleculares da doença;
  • Alimentação e Nutrição;
  • Saúde oral

Este programa partilha um campo comum entre as Ciências da Saúde e a Medicina, situando-se na interface entre estas duas. O perfil deste licenciado não será de tratar o doente, mas terá como objetivo aplicar o conhecimento científico no apoio e desenvolvimento dos processos de saúde e da doença, podendo assim desenvolver a sua profissão na área da investigação como de Investigador em Ciências da Saúde,

Este ciclo de estudos tem ainda, para além da componente biomédica, uma forte componente de investigação onde os estudantes aprendem a executar procedimentos laboratoriais e a interpretar e a avaliar resultados de investigação participando em projetos de acordo com os seus interesses e integrados no Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM). É neste contexto que os estudantes são expostos ao ambiente de investigação desde o 1º ano do Ciclo de Estudos (CE).

Este curso tem uma filosofia metodológica global seguindo o novo paradigma do ensino baseado na aprendizagem por resolução de problemas (PBL) em detrimento da atual filosofia de ensino. Esta nova metodologia será aplicada a grupos de trabalho com um reduzido número de estudantes (grupos até 12) em que predominam as aulas tutoriais, procurando encontrar uma solução para um problema da vida real e com significado para a prática profissional futura do licenciado.

Esta licenciatura tem como parceira a Licenciatura de Biomedical Science da Universidade de Maastricht, na Holanda.

Os licenciados em Ciências da Saúde são profissionais com um nível de conhecimento que lhes permite colaborar com a comunidade médica e científica e desenvolver a sua atividade em centros de investigação e desenvolvimento.

 

O que nos torna únicos

  • Aprendizagem em pequenos grupos de estudo, orientada para a resolução de problemas relacionados com a futura atividade profissional;
  • Forte ligação com os parceiros regionais na área da Saúde com os quais a Egas Moniz tem protocolos de colaboração;
  • Ênfase na investigação em laboratórios sediados no Campus, para a educação do futuro profissional;
  • Forte ligação com instituições internacionais líderes na Educação de futuros profissionais na área da Saúde.
  • Laboratórios amplos, modernos e bem equipados.
  • A existência do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM), abrir-te-á a porta à realização de projectos de investigação científica em áreas muito diversificadas, integrado em equipas de investigação dinâmicas e interactivas.
  • Poderás realizar estágios e participar em ações de formação em várias instituições com as quais temos protocolos de colaboração.
  • Poderás realizar intercâmbios, com componente académica e/ou com estágios, em universidades estrangeiras, nomeadamente através do Programa Erasmus.
  • A participação na organização de jornadas, congressos e seminários vários, que te manterão actualizado nos mais recentes desenvolvimentos nas áreas mais diversificadas.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).

 

Saídas profissionais e outras

Quando terminares o curso poderás:

  • Escolher seguir uma carreira de investigação científica na área da saúde;
  • Trabalhar em laboratórios de investigação na área de saúde;
  • Enveredar por uma carreira, continuando a formação em segundos ciclos específicos nas áreas de medicina, medicina dentária, ciências farmacêuticas, nutrição clínica, entre outras;
  • Participar em projetos de investigação – nacionais e internacionais – na área da saúde pública;
  • Atualizar os seus conhecimentos, através de pós-graduações na tua área de interesse.

 

Mais informações


Telefone: (+351) 212 946 751/52, 
E-mail: secretaria@egasmoniz.edu.pt

 DSC5630 DSC6262 DSC6214