" />

Licenciatura em Saúde e Estatística

Tipo de ensino: Universitário
Cód. Estabelecimento: 4260
Nome do estabelecimento: Instituto Universitário Egas Moniz
Cód. Curso: L156
Tipo de Curso: Licenciatura – 1º Ciclo
N.º de Períodos: 6
Duração: Semestres
ECTS: 180
Vagas: consultar guia de candidatura
Registo DGES: R/A – Cr 66/2017
Avaliação Externa A3EShttp://www.a3es.pt/sites/default/files/NCE_16_00091_papnce_2016_dec_ca.pdf

Coordenador: Professor Doutor José Américo de Almeida Brito
Presidente da Comissão Científica: ---
Presidente da Comissão Pedagógica: ---

Introdução

O curso de Licenciatura em Saúde e Estatística do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) é uma licenciatura única e inovadora em Portugal e no Espaço Europeu. O programa desta licenciatura garante uma formação transversal na área da Saúde e uma formação sólida na área da Estatística, e visa preparar profissionais capazes de aplicar esses conhecimentos às atividades de investigação e desenvolvimento em Saúde e com as competências necessárias ao trabalho em equipas multidisciplinares da Saúde. Este programa parte da visão de que a formação num 1º ciclo na área da Saúde deve integrar o desenvolvimento de competências no domínio metodológico e da análise quantitativa de dados, para que os futuros licenciados estejam capacitados para a crescente procura de tais competências para o mercado de trabalho.
Assim, perspetiva-se a função deste profissional como uma forma de apoio em estudos nas áreas das Ciências Básicas, Ciências Clínicas e Saúde Populacional, mas também de suporte à tomada de decisões com fundamentos científicos em organizações como hospitais, laboratórios farmacêuticos, entidades governamentais, universidades e indústria, antecipando-se a sua fácil integração no mercado de trabalho. Como 1º ciclo numa área de charneira, o curso visa ainda formar licenciados aptos a realizar um 2º ciclo interdisciplinar e integrador das áreas da Saúde e da Estatística, para consolidar a sua especialização.

 

O que nos torna únicos

 

  • Formação com forte componente de transversalidade e caracter multidisciplinar, orientada para a aplicação prática na charneira entre a Saúde e os métodos quantitativos. 
  • Inovação na formação de 1º ciclo na área da Saúde, com foco na exposição aos métodos quantitativos e da evidência, intrincados nas teorias, desenho de estudos e questões fundamentais a estudar em Saúde.
  • Elevada componente prática na área da Matemática e Estatística, suportada por uma robusta formação em softwares Estatísticos e preparação básica na área da Programação.
  • Participação em projetos de investigação e desenvolvimento, em curso no Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz ou externamente, explorando os protocolos de cooperação existentes com várias entidades de Saúde.
  • Corpo docente qualificado nas áreas científicas fundamentais da Licenciatura.
  • A possibilidade de realizar intercâmbios, com componente académica e/ou com estágios, em universidades estrangeiras, nomeadamente através do Programa Erasmus.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).

Saídas profissionais e outras

Quando terminares o curso poderás:

  • Trabalhar em organizações e entidades na área da Saúde (universidades, laboratórios e hospitais), aplicando métodos de análise estatística de dados nas diferentes fases de projetos de investigação e desenvolvimento, aplicando os métodos estatísticos e usando as ferramentas computacionais aprendidas durante a licenciatura. 
  • Trabalhar em empresas prestadoras de serviços para Investigação Clínica (na indústria farmacêutica, de biotecnologia e dispositivos médicos) e Epidemiologia, no desenho, processamento e análise estatística de dados e publicação de resultados de ensaios clínicos.
  • Participar em projetos de investigação nas áreas da Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Populacional, realizando as tarefas da componente estatística para suporte à tomada de decisões com fundamentos científicos.
  • Enveredar por uma carreira académica, continuando a formação em 2ºs e 3ºs ciclos específicos nas áreas da Saúde, Estatística e Metodologias de Investigação, para consolidar a especialização.

 

Mais informações

 

Telefone: (+351) 212 946 751/52,
Fax: (+351) 212 946 733
E-mail: secretaria@egasmoniz.edu.pt