Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

 

Tipo de ensinoUniversitário 
Cód. Estabelecimento
4260
Nome do estabelecimento
Instituto Universitário Egas Moniz
Grau conferido: Mestrado Integrado
Duração: 3+2 anos
Total ECTS: 300
Vagas: consultar guia de candidatura
Registo DGES: R/A-Ef 915/2011/AL01
Avaliação Externa A3EShttp://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/ciencias-farmaceuticas-10

Coordenador: Prof. Doutora Patrícia Cavaco Silva
Presidente da Comissão Científica: Prof. Doutora Ana Isabel Fernandes
Presidente da Comissão Pedagógica: Prof. Doutora Isabel Margarida Costa

 

Introdução

O curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) é, neste momento, um dos mestrados em Ciências Farmacêuticas mais conceituados em Portugal. Possui uma tradição em excelência académica na formação de profissionais que começou há mais de 20 anos. Já formámos mais de 1.000 profissionais em ciências farmacêuticas. De acordo com o estudo de empregabilidade (Nielsen) realizado aos diplomados dos últimos 5 anos, verifica-se que os nossos farmacêuticos têm uma taxa de empregabilidade de 97% na área de Ciências Farmacêuticas, conseguindo um contrato estável ao fim de 3 meses.

Temos evoluído com sucesso desde a fundação da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, sempre com o objetivo de ir ao encontro dos novos desafios que se apresentam, tanto no sector da educação, como no sector farmacêutico. A capacidade de nos adaptarmos à mudança e desenvolver novas abordagens de ensino, adaptadas às reais necessidades do mercado de trabalho, tem sido um fator chave do sucesso do nosso Mestrado. Prova disso foi a criação, em 2014, de um Programa de Estágios na Indústria Farmacêutica em parceria com a APIFARMA, com a ANL -  Associação Nacional de Laboratórios Clínicos e Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, que contempla estágios que se destinam a alunos que completaram o 1º ciclo (compreendido por 3 anos) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), possibilitando-lhes uma experiência profissional, intercalar, integrada na sua formação académica. Este programa contempla ainda estágios extracurriculares que se destinam a alunos que completaram o 2º ciclo do MICF com a finalidade de facilitar a sua inserção na vida profissional ativa. Estão ainda em processo de concretização outros programas de estágios em diferentes áreas de atividade profissional.

O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas forma profissionais de saúde e como tal o centro da profissão é o doente. O profissional em Ciências Farmacêuticas pode ter intervenção em múltiplas áreas da saúde, com principal ênfase no doente e no medicamento: desde o seu desenvolvimento até à sua utilização para prevenir e tratar doenças. Pode ainda trabalhar em múltiplas áreas laboratoriais nomeadamente análises clínicas, ambientais e alimentares, assim como todo o sector industrial e comercial relacionados.

Formamos farmacêuticos leaders e membros ativos em equipas de cuidados de saúde e com a capacidade de serem lifelong experts em todas as áreas da saúde. Também formamos profissionais com capacidade para serem investigadores nas mais diversas áreas científicas.


O que nos torna únicos

  • A elevada componente prática do curso. Terás aulas práticas laboratoriais desde o 1.º ano do curso, num total de mais de 1.000 horas de trabalho efetivo de laboratório.
  • Um corpo docente jovem, qualificado e motivado.
  • Laboratórios amplos, modernos e bem equipados.
  • Aulas práticas simuladas de farmácia comunitária e realizarás estágios curriculares em farmácia comunitária e hospitalar, integrando os conhecimentos adquiridos durante a formação académica com a prática farmacêutica.
  • Uma formação altamente diversificada, que te permitirá adquirir competências para trabalhares em múltiplas áreas.
  • A possibilidade de realizares estágios extracurriculares, a meio da formação académica ou no fim do Mestrado integrado, em Portugal ou no estrangeiro, em estreita colaboração com empresas e outras instituições de ensino e investigação, ampliando a tua formação e dirigido às tuas áreas de interesse.
  • A elevada empregabilidade (97%) dos nossos graduados em virtude da sólida formação científica e técnica.
  • A existência do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) que te abrirá a porta à realização de projetos de investigação científica em áreas muito diversificadas, integrado em equipas de investigação dinâmicas e interativas.
  • A possibilidade de realizar intercâmbios, com componente académica e/ou com estágios, em universidades estrangeiras, nomeadamente através do Programa Erasmus.
  • A participação em jornadas, congressos e seminários vários, que te manterão atualizado nos mais recentes desenvolvimentos nas áreas mais diversificadas.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).

 

Saídas profissionais e outras

Quando terminares o curso poderás:

  • Inscrever-te na Ordem dos Farmacêuticos e, mais tarde, caso pretendas, obter o título de especialista em diferentes áreas das ciências farmacêuticas que vão desde as análises clínicas aos assuntos regulamentares;
  • Trabalhar em farmácia comunitária sendo diretor técnico, farmacêutico adjunto ou farmacêutico. O farmacêutico é o único profissional que pode ocupar estes lugares.
  • Trabalhar em farmácia hospitalar em que podes ser diretor de serviço ou chefe de diferentes departamentos. O farmacêutico é o único profissional que pode ocupar estes lugares.
  • Integrar a Carreira Farmacêutica Hospitalar.
  • Trabalhar na indústria farmacêutica em múltiplas áreas que vão desde a investigação e desenvolvimento à comercialização, passando pela produção, pelo controlo de qualidade, marketing, ensaios clínicos e registos, distribuição, armazenistas e exportadores, entre outros. Podes ocupar lugares de direção ou de chefia nos diferentes setores. Nas Indústrias com AIM (Autorização de Introdução no Mercado) é obrigatório que o Diretor-Técnico seja farmacêutico, sobretudo associado às áreas de Garantia da Qualidade e/ou Assuntos Regulamentares. Em fábrica, para além de inscrito na OF (Ordem dos Farmacêuticos) tem também de ter o título de especialista na Indústria Farmacêutica, enquanto que nas restantes Indústrias que apenas possuem licença de comercialização e distribuição, basta estar inscrito na OF.
  • Trabalhar em diferentes laboratórios de análises, que podem ser análises clínicas, análises ambientais, análises alimentares, análises forenses, entre outras.
  • Escolher seguir uma carreira de investigação científica nas mais diversas áreas científicas. 

 

Mais informações


Telefone: (+351) 212 946 751/52,
Fax: (+351) 212 946 733
E-mail: secretaria@egasmoniz.edu.pt

 

  DSC5497 DSC5788IMG 5112