Mestrado Integrado em Medicina Dentária

 

Tipo de ensinoUniversitário 
Cód. Estabelecimento
4260
Nome do estabelecimento
Instituto Universitário Egas Moniz
Grau conferido
: Mestrado Integrado
Duração: 3 + 2 anos
Total ECTS: 300
Vagas: consultar guia de candidatura
Registo DGES: R/A – Ef 916/2011/AL03
Avaliação Externa A3EShttp://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/medicina-dentaria-7

Coordenador: Prof. Doutora Ana Mano Azul
Presidente da Comissão Científica: Prof. Doutora Irene Ventura
Presidente da Comissão Pedagógica: Prof. Doutora Madalena Oom

 

Introdução

O curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) é, neste momento, um dos mestrados mais conceituados em Portugal nesta área, sendo pioneiro com a introdução da Clínica Integrada no último semestre do Mestrado e tendo mantido, após a adaptação a Bolonha, uma forte componente clínica / prática. Tal proporciona experiência prática e uma visão clínica global do doente aos nossos diplomados, em contraste com a visão parcelar e monodisciplinar habitualmente instituída no ensino da Medicina Dentária noutras escolas.

O Mestrado Integrado em Medicina Dentária destina-se a desenvolver as capacidades científicas e técnicas necessárias à prevenção e tratamento de doenças da cavidade oral, e à reabilitação. O Médico Dentista formado no IUEM tem uma formação de âmbito generalista que, graças ao perfil eminentemente prático do ensino ministrado, principalmente nos últimos anos do curso, está habilitado a exercer a sua profissão com competência e profissionalismo.

O IUEM possui uma tradição em excelência académica na formação de profissionais que começou há cerca de 30 anos. Somos a escola em Portugal com mais dentistas formados no mercado (de acordo com as estatísticas de 2013 da Ordem dos Médicos Dentistas). Temos evoluído com sucesso desde o início da Licenciatura em Medicina Dentária em 1987, sempre com o objetivo de ir ao encontro dos novos desafios que se colocam aos profissionais desta área e aos novos avanços tecnológicos, equipamentos e materiais.

A capacidade de nos adaptarmos à mudança e desenvolver novas abordagens de ensino tem sido um fator chave do sucesso do nosso Mestrado. Prova disso é a elevada empregabilidade dos nossos mestres, que de acordo com as últimas estatísticas divulgadas nos meios de comunicação social, é a melhor em Portugal na área da Medicina Dentária e está entre os 10 cursos/estabelecimentos de ensino com melhor empregabilidade em Portugal e zero licenciados inscritos nos Centros de Emprego.


O que nos torna únicos

  • A elevada componente prática do curso, com mais de 1.000 horas de práticas clínicas com doentes e cerca de 233 actos clínicos por aluno.
  • Existência de clínica própria, a Clínica Dentária Egas Moniz, onde, a partir do 4.º ano do curso realizarás parte importante da tua aprendizagem e treino, terás Clínica Integrada no último semestre do Mestrado e utilizarás os materiais e técnicas mais recentes e inovadoras em Medicina Dentária.
  • Um corpo docente jovem, qualificado, motivado para te servir.
  • A elevada empregabilidade dos nossos graduados / aceitação no mercado de trabalho em virtude da sólida formação de base e da forte componente de prática clínica com doentes.
  • Laboratórios amplos, modernos e bem equipados onde farás uso das mais avançadas tecnologias, equipamentos e materiais dentários.
  • Participarás em reuniões clínicas mensais, com docentes e investigadores, para apresentação de casos clínicos e discussão de abordagens inovadoras e aplicação das mais recentes técnicas e materiais dentários.
  • A existência do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) que te abrirá a porta à realização de projetos de investigação científica em áreas diversificadas, integrado em equipas de investigação dinâmicas e interativas.
  • A possibilidade de realizar intercâmbios, com componente académica e/ou com estágios, em universidades estrangeiras, nomeadamente através do Programa Erasmus.
  • A participação em jornadas, congressos e seminários vários, que te manterão atualizado nos mais recentes desenvolvimentos e avanços tecnológicos na área da medicina dentária.
  • Uma Residência Universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o teu bem-estar e segurança como se estivesses na tua própria casa.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Participarás em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz. Terás possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos que temos disponíveis para ti.
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).

 

Saídas profissionais e outras

Quando terminares o curso poderás:

  • Inscrever-te na Ordem dos Médicos Dentistas;
  • Dedicar-te / especializar-te em Ortodontia, Cirurgia Oral, Odontopediatria ou Periodontologia;
  • Exercer Medicina Dentária como profissão liberal;
  • Trabalhar em hospitais privados e centros de saúde;
  • Trabalhar na indústria de materiais dentários e farmacêuticas;
  • Trabalhar em investigação e no ensino universitário;
  • Prosseguir os teus estudos, por ex. através da realização das várias pós-graduações que temos em diferentes áreas de especialidade da medicina dentária.

 

Mais informações


Telefone: (+351) 212 946 751/52,
Fax: (+351) 212 946 733
E-mail: secretaria@egasmoniz.edu.pt

  DSC66172IMG 56392IMG 56212