Mestrado em Análises Clínicas
DR n.º 239, 2.ª Série/Aviso n.º 22308/2009, 11 de Dezembro
Grau conferido: Mestrado
Duração: 4 Semestres
Total ECTS: 120
Vagas: 20
Registo DGES: R/A-Ef 912/2011 de 18-03-2011
Avaliação Externa A3ES: http://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/analises-clinicas-3
Coordenador: Prof. Doutora Guilhermina Moutinho
Presidente da Comissão Científica: Prof. Doutora Patrícia de Sá Montez
Presidente da Comissão de Acompanhamento: Prof. Doutora Guilhermina Moutinho
Missão
Formar profissionais com uma compreensão da base científica das análises clínicas, conferindo um paralelismo entre conceitos novos e tradicionais na área, e com o conhecimento, as habilidades práticas e a consciência crítica de um especialista, de forma a permitir que prossigam uma carreira em Ciências Biomédicas, quer numa instituição de base académica e/ou hospitalar, quer numa instituição apenas de investigação ou de biotecnologia. Desta forma, serão profissionais que vão, inquestionavelmente, contribuir para uma sociedade científica e tecnologicamente mais evoluída.
Introdução
O curso de Mestrado em Análises Clínicas (MAC) é eminentemente prático, aprofundando e desenvolvendo competências profissionais atualizadas e modernizadas, propondo a formação, bem como o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e espírito crítico necessários à especialidade em Análises Clínicas, integrada nas Ciências Biomédicas. Este Mestrado de 2.º ciclo permite ainda formação complementar aos Mestrados integrados e/ou Licenciaturas de diferentes áreas das Ciências da Saúde, como Ciências Farmacêuticas, Biologia, Bioquímica, Medicina, Medicina Veterinária, entre outros.
A aquisição de competências, formação avançada e espírito de inovação, na obtenção do grau de Mestre em Análises Clínicas, tem-se traduzido, nalguns destes profissionais, pelo gosto em realizar atividades de investigação, tendo, como tal, havido exemplos em que foi seguida, posteriormente, uma formação académica para a obtenção de doutoramento.
Globalmente, tem formado profissionais com competências, aos quais tem conferido a possibilidade de intervir ao nível da prevenção, diagnóstico e monitorização da doença, bem como da promoção, educação e proteção da saúde pública.
É um Mestrado com um nível de exigência que permite saídas profissionais asseguradas, uma vez que o seu programa mantém a estrutura de um Curso de Especialização em Análises Clínicas, com elevado nível de preparação para a realização do exame de Especialidade quer na Ordem dos Farmacêuticos, quer da Ordem dos Biólogos.
Objetivos de aprendizagem
- Aprofundar e desenvolver competências profissionais atualizadas e modernizadas, atitudes e espírito crítico na área das Análises Químico-Biológicas, integrada nas Ciências Biomédicas;
- Aprofundar e desenvolver conhecimentos científicos avançados na área das Análises Químico-Biológicas, com recurso à atividade de investigação;
- Fornecer competências, formação avançada e espírito de inovação, ao mestre em Análises Clínicas (Químico-Biológicas), que lhe permita prosseguir a sua formação académica;
- Formar profissionais com competências para intervir ao nível da prevenção, diagnóstico e monitorização da doença;
- Formar profissionais com competências para intervir ao nível da promoção, educação e proteção da saúde pública.
Competências a adquirir
- Aplicar os conhecimentos avançados nas áreas principais do curso;
- Aplicar os conhecimentos gerados pela formação complementar do curso;
- Produzir diagnóstico rápido e fiável, nomeadamente com vista ao estabelecimento de terapêuticas precoces;
- Saber optar pela metodologia mais adequada em diversas situações reais do laboratório de análises clínicas, de apoio à Biomedicina;
- Desenvolver aplicações práticas para incrementar o diagnóstico molecular, o desenho de drogas e o desenvolvimento de vacinas;
- Criar um forte potencial inovador na área da prevenção das doenças através do estudo epidemiológico molecular, da utilização de tecnologia de ponta e investigação básica;
- Desenvolver espírito crítico em relação às metodologias, controlo de qualidade e resultados;
- Interpretar e discutir resultados, formular hipóteses de diagnóstico laboratorial;
- Criar e aplicar metodologias de investigação;
- Planear, implementar e avaliar ações e intervenções, individuais ou comunitárias, para a melhoria da qualidade de vida na comunidade, na sua componente biomédica e de saúde pública;
- Gerar análise crítica e resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares;
- Aplicar, integrar e comunicar conhecimentos e raciocínios de forma clara, nomeadamente com implicações e responsabilidades éticas e sociais;
- Competências instrumentais;
- Competências interpessoais;
- Competências sistémicas.
O que nos torna únicos
- Horário pós-laboral permitindo a realização do MAC por alunos provenientes de diferentes regiões do país.
- Corpo docente qualificado, de reconhecido mérito, composto apenas por regentes doutorados, muitas vezes coadjuvados por especialistas, que valorizam matérias importantes dos Programas das Unidades Curriculares.
- Forte componente laboratorial em ambiente moderno e com equipamento específico.
- Visitas de estudo e/ou aulas em ambiente laboral.
- Aquisição de competências sobreponíveis às exigidas aos especialistas em análises clínicas na Europa, preconizado pelo EC4 European Syllabus for Post-Garduate Training in Clinical Chemistry and Laboratory Medicine, permitindo a harmonização deste tipo de formação na União Europeia, bem como o grau de conhecimento e experiência profissional a adquirir.
- Possibilidade de realizar um estágio de natureza profissional, em ambiente laboral, ou um trabalho de natureza científica, em ambiente de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), quer no país, quer no estrangeiro.
- A residência universitária, de grande qualidade, que existe no campus, tem inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e assegura bem-estar aliado a segurança.
- O ambiente académico é excelente, estimulante e ativo, no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Todos participamos em festas, concertos, noites académicas e outras iniciativas promovidas pela Associações de Estudantes, pelas Tunas e Coro da Egas Moniz. Terá ainda possibilidade de praticar vários desportos, no ginásio e campo de jogos, que temos disponíveis.
- A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).
Saídas profissionais e outras
Quando terminar o curso poderá:
- Desempenhar funções técnico-científicas diferenciadas, na área das Análises Clínicas, nomeadamente em Laboratórios de Análises Clínicas de Hospitais Públicos ou Privados, bem como em Laboratórios da área Químico-Biológica, Veterinária, Alimentar e do Ambiente;
- Realizar investigação científica, aplicada ou básica, gerando conhecimento e inovação, em Unidades ou Centros de investigação, ou Instituições ligadas à IDI;
- Lecionar em Estabelecimentos de Ensino Superior, Universidades e Institutos Politécnicos;
- Realizar atividade em equipas multidisciplinares na área das Ciências Biomédicas, como empresas (de iniciativa própria, ou outra);
- Realizar atividade na Indústria, no Marketing, e na Gestão Científica de produto ligada à área das análises clínicas e afins;
- Realizar atividade associada ao Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas, nomeadamente ser auditor da qualidade em ensaios específicos, de acordo com a formação;
- Efetuar consultoria técnico-científica;
- Promover e educar para a saúde, no âmbito de atividades diversas, quer em Farmácia comunitária, como em Comissões na área da saúde, em redes de vigilância epidemiológica (de base laboratorial, ou não), entre outros;
- Prosseguir a formação especializada e/ou académica, para ascender a saídas profissionais mais diferenciadas, como por exemplo:
- Preparar a obtenção da especialidade em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos ou pela Ordem dos Biólogos (de acordo com a formação do 1ºciclo);
- Prosseguir um percurso académico correspondente ao 3º ciclo (Doutoramento), com frequência de um Programa de Doutoramento em áreas científicas afins.

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