Mestrado em Nutrição Clínica

Aviso n.º 13402/2019, 23 de agosto de 2019, DR, N.º 161, 2ª série
Grau conferido: Mestrado
Duração: 1,5 anos
Total ECTS: 90
Vagas: 25
Registo: R/A-Ef 119/2012/AL01
Avaliação Externa A3ES:http://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/nutricao-clinica-2


Coordenador: Professora Doutora Fernanda de Mesquita
Presidente da Comissão Científica: Prof. Doutora Alexandra Bernardo
Presidente da Comissão de Acompanhamento: Prof. Doutora Maria Leonor Silva

Missão

Formar profissionais de competência reconhecida, aptos a enfrentar os novos desafios que se colocam na vida profissional, facilitando a adaptação aos paradigmas atuais da Nutrição Clinica e da sua actuação em múltiplos contextos. Com recurso a um corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional, dedicado a enriquecer a aprendizagem dos alunos e a promover uma formação avançada em Clinica Nutricional.


Introdução

O Curso de Mestrado em Nutrição Clinica do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) tem evoluído com sucesso desde a sua fundação em 2004, sempre com o objetivo de ir ao encontro dos novos desafios que se apresentam, na área da investigação clinica, procurando dar uma resposta nutricional preventiva e/ou terapêutica a diferentes especialidades médicas: reumatologia, oncologia, cirurgia, dermatologia, entre outras. Recorrendo ao estudo de metabolómica e de alimentos com propriedades benéficas para a saúde, este ciclo de estudos aposta na associação entre as áreas laboratorial e clínica numa perspectiva vanguardista do exercício da nutrição clínica.

Esta abordagem translacional permite uma resposta mais robusta e eficaz aos crescentes desafios da saúde ao nível da prevenção primária, secundária e terciária.
A prática clínica da terapia nutricional na doença (oncológica, reumática, renal, cardiovascular, etc…) e, nas diferentes etapas do ciclo de vida do individuo saudável, é uma ferramenta essencial nos desafios societais atuais e por isso privilegiada neste mestrado.

A visão multidisciplinar que agrega os conhecimentos dos fundamentos da nutrição com os da prática clínica e da prática laboratorial permite ao Mestre em Nutrição Clínica do IUEM integrar conhecimentos e experiências conferindo-lhe competências reconhecidas em equipas multidisciplinares de cuidados de saúde bem como capacidade de lifelong experts na área da saúde e da investigação.
 

Objetivos de aprendizagem

  • Pretende fomentar o interesse e simultânea aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas para o estudo e a investigação no domínio da Nutrição Clínica.
  • Aprofundar e promover a integração de conhecimentos e aptidões, atitudes e competências que confiram capacidade de reflexão, permanente actualização científica e avaliação crítica da respectiva prática profissional.

O que nos torna únicos 

  • A forte componente clínica do curso. Aulas de prática clínica nos 3 semestres, em contexto real (ambulatório e hospitalar), permitindo aprofundar a aplicação da nutrição como terapia coadjuvante na doença crónica (oncologia, nas doenças reumáticas, doenças do comportamento alimentar entre outras).
  • A cooperação interinstitucional e internacional que promove o contacto e partilha de conhecimento com docentes entre universidades.
  • A existência do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) que possibilitará a realização de projetos de investigação científica em áreas muito diversificadas e em equipas de investigação dinâmicas e interativas.
  • Envolvimento dos discentes nos projectos de investigação nutricional desenvolvidos no IUEM em estrita colaboração com o CiiEM.
  • Desenvolvimento da tese de mestrado no contexto de projectos de investigação multidisciplinares e/ou em ambiente hospitalar e com recurso a laboratórios de investigação amplos, modernos e bem equipados.
  • Um corpo docente jovem, qualificado e motivado.
  • A participação em jornadas, congressos e seminários vários, que possibilitarão a atualização nos mais recentes desenvolvimentos nas áreas mais diversificadas.
  • A possibilidade de realizar intercâmbios, com componente académica e/ou com estágios, em universidades estrangeiras, nomeadamente através do Programa Erasmus.
  • Uma residência universitária de grande qualidade, no campus, com inúmeras comodidades, tais como uma piscina, e que assegura o bem-estar e segurança.
  • Um ambiente académico excelente, estimulante e ativo no qual professores, investigadores, profissionais e alunos interagem! Com iniciativas promovidas pelas Associações de Estudantes, Tunas e Coro da Egas Moniz (festas, concertos, noites académicas, prática de vários desportos, no ginásio e campo de jogos e outras iniciativas).
  • A localização privilegiada do nosso campus, no concelho de Almada, a 15 minutos de Lisboa e da Costa de Caparica, apresentando excelentes acessibilidades (metro de superfície, comboio, e autocarro).

 

Saídas profissionais e outras

Quando terminar o curso poderá: 

  • Aplicar os conhecimentos nutricionais baseando-se na evidência.
  • Ter acesso a áreas de trabalho não convencionais na área da nutrição clínica, aumentando as hipóteses de empregabilidade.
  • Progredir para um ciclo de estudos mais avançado (3º ciclo – Doutoramento)
  • Ser empreendedor, associando-se a uma equipa multidisciplinar na prestação de cuidados de saúde!

 

Mais informações

 

Candidaturas

Secretariado de Mestrados e Pós-Graduações
Telefone: 21 2946709
Email: mestrados.pg@egasmoniz.edu.pt