Curso de Pós-Graduação em Nutrição Desportiva

Coordenação: Prof. Doutora Paula Cardoso Pereira e Mestre Luís Costa

Duração: 1 ano /2 Semestres

N.º ECTS: 60

N.º de vagas: Mínimo 15; Máximo 40

Regime de ensino: Presencial

Horário: SEXTA _ 18h às 22h
SÁBADO _ 09h às 13h e das 14h às 18h
(2 ou 3 finais de semana mensais, de acordo com a programação)


Introdução sobre o curso:

A Pós-graduação em Nutrição Desportiva surge da necessidade de dotar profissionais de saúde, de conhecimentos teóricos e práticos nesta área para uma prática baseada na evidência científica.
Este programa oferece uma oportunidade para obter uma compreensão aprofundada das necessidades nutricionais e metabólicas do exercício, das interações entre dieta, exercício e saúde, e de como a nutrição influencia o desempenho desportivo.

Destinatários:

Detentores do grau de licenciado, mestrado integrado ou finalistas na área da Saúde: Nutrição, Dietética, Exercício Físico, Educação Física e Desporto, Fisioterapeutas e Psicomotricistas.

Objetivos de aprendizagem / competências a adquirir:

  • Proporcionar ao estudante um conjunto de conhecimentos teórico-práticos aprofundados na área da avaliação e intervenção em Nutrição Desportiva;
  • Dotar o estudante de aptidão prática para a conceção, planeamento, organização e concretização de um Plano de Intervenção adequado às necessidades individuais de cada cliente, bem como, aptidão para introduzir alterações sempre que necessário;
  • Orientar os alunos para a construção de um modelo de investigação na intervenção em nutrição desportiva que promova conhecimento pessoal, profissional e científico nas áreas da Nutrição e da Educação Física;
  • Fomentar o pensamento crítico científico para construção de uma intervenção baseada em evidência.
  • Desenvolver competências de trabalho sistemático e rigoroso, com sentido crítico.


O que nos torna únicos:

A Pós-Graduação de Nutrição desportiva surgiu como uma iniciativa pioneira e inovadora no ensino universitário e veio colmatar uma lacuna na oferta de formação especializada na área da alimentação e suplementação na prática de desporto, em todos os níveis.
Esta oferta formativa caracteriza-se não só por ter um plano de estudos abrangente, preparado tendo em conta as necessidades do mercado e a elevada exigência de ter conhecimentos nas áreas da fisiologia de esforço e das adaptações decorrentes do esforço físico para compreender os princípios da prescrição nutricional adequada em diversas modalidades.
O corpo docente, altamente qualificado, tem uma elevada experiência no campo sendo responsável pelo acompanhamento de atletas de diversas modalidades e com diversos níveis competitivos: da corrida ao futebol e ao ginásio, do nível amador e recreativo à elite.
Trata-se de uma oferta formativa ideal para promover o aumento do conhecimento e a sua especialização nas áreas da nutrição, especialmente indicada para todos os que pretendem desenvolver a sua actividade profissional na prática clínica.

Plano de estudos:

1º Semestre
Biologia e Bioquímica aplicada à nutrição desportiva
Exercício físico e sistemas neuromuscular e respiratório
Exercício físico e sistemas endócrino, cardiovascular e imune
Avaliação da composição corporal do desportista

2º Semestre
Nutrição desportiva em situações particulares
Nutrição Desportiva – Micronutrientes e hidratação
Treino, condicionamento físico e nutrição
Suplementação desportiva e recursos ergogénicos
Psicologia do desporto

Mais informações: