Curso de Pós-Graduação em Segurança Alimentar, Gestão da Qualidade e Inovação

Coordenação: Prof. Doutora Paula Cardoso Pereira

Duração: 2 semestres

N.º ECTS: 50

N.º de vagas: Máximo: 30; Mínimo: 15

Regime de ensino: Presencial

Horário: Sextas-feiras das 17h00 às 21h00, sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (de quinze em quinze dias de acordo com calendário previamente definido).

 

Introdução sobre o curso:

A Pós-graduação em Segurança Alimentar, Gestão da Qualidade e Inovação centra-se na formação de profissionais que dominem as principais ferramentas de desenho, produção e controlo da qualidade no sector agroalimentar para que possam transmitir os seus conhecimentos a empresas e desta forma contribuam para uma elevada competitividade, melhoria contínua, e adaptação a um mercado em evolução constante. A aplicação dos novos sistemas de processamento, desenvolvimento de novos produtos e a capacidade para produzir alimentos seguros, de alta qualidade sensorial e nutricional, são pilares fundamentais para o crescimento de um sector importante como a indústria alimentar e uma necessidade imposta pela nossa sociedade.

Em suma, a presente Pós-graduação pretende oferecer uma formação muito centrada nas necessidades que o sector agroalimentar vem exigindo: conhecimento das novas tecnologias, inovação de produtos e conhecimento dos sistemas, do ponto de vista técnico e de gestão, e do controlo da qualidade.

 

Destinatários:

Detentores do grau de licenciado, mestrado integrado ou finalistas na área da: Nutrição, Dietética, Higiene e Segurança alimentar, Controlo da Qualidade, Análise Sensorial, Auditorias, Marketing, Gestão e Inovação de Alimentos.

 

Objetivos de aprendizagem / competências a adquirir:

O curso de Pós-Graduação em Segurança Alimentar, Gestão da Qualidade e Inovação tem como objetivo principal, permitir aos profissionais que atuam ou desejam atuar na área da higiene segurança alimentar e do controlo da qualidade.

 

O que nos torna únicos:

  • Corpo docente altamente especializado;
  • Aquisição de conhecimentos em várias áreas chave como Marketing Alimentar, Inovação alimentar, Gestão da qualidade, entre outras.
  • Elevada componente prática, possibilitando a discussão de casos reais.

 

Plano de estudos:

  • CONCEITOS BÁSICOS

Conceitos fundamentais em segurança alimentar. Conceitos em Gestão da qualidade. Inovação em produtos alimentares. Ferramentas da qualidade e segurança alimentar. Fundamentos em alimentação e nutrição.

  • INOVAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO

“Superalimentos”: do mito à evidência científica e fitoterápicos. Gastronomia molecular. Alimentos Transgénicos (conceitos, aplicações e riscos). Tecnologias alimentares e Ingredientes emergentes. Alimentos Funcionais e Nutracêuticos. Alimentos Tradicionais e segurança alimentar.

  • LEGISLAÇÃO ALIMENTAR

Legislação e qualidade alimentar.

  • POLÍTICAS ALIMENTARES E MARKETING ALIMENTAR

A política de segurança alimentar no contexto europeu e não-europeu. Marketing agroalimentar: legislação e regulamentação europeia. Aspetos comportamentais no consumidor. Marketing e Empreendedorismo.

  • GESTÃO DA QUALIDADE

Conceitos Básicos Sistemas de Gestão da Qualidade. Referenciais de qualidade para Segurança Alimentar- BRC- IFS Food-. Certificação do Sistema Iso 22000. Auditorias Internas e certificação: da teoria à prática. Sistemas de Gestão da Qualidade Integrados e Auditorias de Certificação.

  • ANÁLISE SENSORIAL  

Conceitos de análise sensorial. Testes utilizados em análise sensorial - Aplicação prática. Formação e seleção de painéis sensoriais. A elaboração de um perfil sensorial. Ensaios organolépticos de alimentos.

  • CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR

Contaminação microbiológica. Microbiologia preditiva. Toxinfecções alimentares. Contaminação química e física. Contaminação parasitológica. Toxicologia Alimentar.

  • SISTEMA HACCP I

Generalidade sobre o sistema HACCP. Controlo da qualidade e segurança alimentar. A importância de um plano de limpeza e desinfeção adequado. O papel do inspetor higiénico-sanitário.

  • SISTEMA HACCP II

Implementação na produção primária. Implementação em estabelecimentos de restauração coletiva e catering. Implementação em estabelecimentos de restauração tradicional e fast-food. Implementação em indústrias alimentares. HACCP: Exercícios e aplicações práticas.

 

Mais informações: