Curso de Pós-Graduação Internacional em Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva

Coordenação: Prof. Doutor José João Mendes, Mestre Paulo Monteiro e Dr. João Gonçalves Rua

Duração: 6 módulos (140 horas presenciais), 1 módulo opcional de Residência Clínica (120 horas de contacto com paciente)

N.º ECTS: 12

N.º de vagas: 24

Regime de ensino: Presencial

Horário: Laboral, Sexta e Sábado das 9.00h às 19:30h, uma semana de cada mês. A residência clínica realiza-se à segunda feira das 8.00h às 20.00h.

Introdução sobre o curso:

A Pós-Graduação de Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva (DAMI) do Instituto Universitário Egas Moniz trata-se de uma formação intensiva especializada em Reabilitação Oral e minimamente invasiva.
Nas últimas décadas, a Prostodontia sofreu alterações revolucionárias. Princípios que estavam estabelecidos, tais como o conceito de retenção e resistência têm sido reformulados com a evolução da técnica adesiva. Com isto, os materiais envolvidos nesta nova abordagem também sofreram, eles próprios, inúmeras alterações e melhorias.
O crescente aumento de padrões estéticos e de qualidade da sociedade tem resultado numa evolução tecnológica e científica, obrigando a uma constante atualização e aperfeiçoamento dos profissionais interessados num bom desempenho clínico.
Atualmente, a fase do planeamento é cada vez mais completa e multidisciplinar, o que torna um tratamento mais moroso e exigente, mas que se traduz num tratamento cada vez mais previsível e natural. Além disso, os tratamentos são cada vez mais conservadores e orientados por um estudo pré-protético elaborado, de modo a reproduzir as propriedades estéticas, funcionais e biomecânicas de um dente íntegro, sendo este o segredo primordial.
O programa de Pós-Graduação em Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz visa assim, treinar e preparar o futuro pós-graduado em Reabilitação Oral e Biomimética a efetuar um correto diagnóstico, prognóstico, planificação e execução das várias fases do tratamento reabilitador, permitindo a resolução de casos complexos multidisciplinares, segundo as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas pela OMD.

Destinatários: Licenciatura (pré-Bolonha) ou Mestrado Integrado em Medicina Dentária, Especialização em Estomatologia, ou grau académico equivalente na área das ciências estomatológicas reconhecido pela Ordem dos Médicos Dentistas ou pela Ordem dos Médicos.

Objetivos de aprendizagem / competências a adquirir:

Objetivos gerais:

  • Este curso pretende educar os participantes no conceito recente da dentisteria adesiva minimamente invasiva. O curso será desenvolvido aliando prática clínica e pré-clínica a uma fundamentação científica consolidada e abrangente.

Objetivos específicos:

  • Adquirir conhecimento nas áreas da morfologia dentária, dos materiais dentários, da prótese fixa, da Dentisteria restauradora, da oclusão, da Periodontologia e nos aspetos legais inerentes às reabilitações estéticas.
  • Adquirir conhecimentos teóricos baseados na atual evidência científica, que permitam avaliar as indicações e vantagens fundamentadas das novas soluções restauradoras biomiméticas em dentes anteriores e posteriores (restaurações diretas e indiretas).
  • Saber utilizar com previsibilidade as técnicas adesivas, combinando o compósito e a cerâmica de forma a reproduzir a resistência e função do dente natural.
  • Entender o fundamento e técnica de execução do enceramento de diagnóstico (wax-up), do ensaio clínico de diagnóstico (mock-up), de obtenção de impressões e das restaurações provisórias
  • Conhecer os princípios biomecânicos e biológicos dos preparos dentários minimamente invasivos.
  • Obter conhecimentos teóricos e práticos dos passos laboratoriais, e os procedimentos subjacentes à comunicação clínica-laboratório.
  • Proceder à execução clínica de restaurações protéticas biomiméticas em dentes anteriores (facetas) e em dentes posteriores. (Alunos da componente Clínica)

O que nos torna únicos: 

  • A experiência e qualidade dos palestrantes/docentes do curso sobejamente reconhecidos internacionalmente permitem um ambiente de aprendizagem de topo.
  • Este curso dotará o aluno de conhecimentos teóricos e práticos de ponta na área da Dentisteria e da Reabilitação Oral desde casos simples até aos casos mais complexos multidisciplinares. 
  • Os alunos, ao longo da residência clínica, terão oportunidade de executar na prática em doentes as técnicas mais avançadas de reabilitação oral.
  • A pós-graduação DAMI destina-se a profissionais que desejam alcançar um nível de excelência na área, através de técnicas adesivas mais avançadas, menos invasivas e mais previsíveis, que otimizam resultados e que garantem um processo contínuo e rápido de reabilitação oral. 
  • Todos os palestrantes transmitem novas técnicas e descobertas científicas que, na sua grande maioria, ainda não estão no mercado. Assim, o aluno estará ao corrente de inovações da área desconhecidas pela comunidade em geral.

 Plano de estudos:

1º Módulo

Introdução, apresentação dos docentes e do conteúdo programático do curso
Introdução dos conceitos de estética
Conceitos gerais de oclusão
O estado da arte dos adesidos self-etch
Adesão de materiais restauradores no tecido dentário
O efeito da polimerização na resistência de união adesiva de restaurações CAD/CAM aderidas à dentina. Adesividade de compósitos self-adhesive à dentina e ao esmalte
Materiais e técnicas de cimentação adesiva
Planeamento e enceramento de diagnóstico

2º Módulo

Restaurações posteriores indiretas
Preparo e adesão de restaurações indirectas
Acabamento e manutenção das restaurações
Dentisteria minimamente invasiva posterior e restaurações estéticas diretas em dentes posteriores
Isolamento e os diferentes materiais a usar em restaurações diretas posteriores

3º Módulo

Avaliação clínica e laboratorial de facetas cerâmicas
Reabilitação estética dos dentes anteriores com facetas e fragmentos cerâmicos
Reabilitação estética dos desgastes dentários anteriores com facetas cerâmicas
Técnica passo a passo da adesão de facetas cerâmicas
Isolamento do campo operatório
Comunicação com o laboratório e Tipos de cerâmica dentária
Fotografia Dentária
Biomateriais

4º Módulo

Procedimentos Periodontais estéticos
Reconstrução de dentes anteriores com resinas compostas – isolamento absoluto
Restaurações diretas biomiméticas em dentes anteriores. Técnicas clínicas de dentisteria adesiva
Forma e textura em resina compostas diretas
Restaurações estéticas de dentes anteriores Cl IV
Restaurações estéticas de dentes anteriores escurecidos

5º Módulo

Reabilitação total adesiva de dentes com erosão severa: The Three-Step Technique.
Wax-up do maxilar superior em vestibular e avaliação de plano oclusal.
Planeamento do tratamento: bordos incisais; plano oclusal; harmonia molar; perfil de emergência e níveis gengivais.
Procedimentos clínicos do mock-up do maxilar superior e inferior
Número de dentes envolvidos na reabilitação

6º Módulo

Princípios clínicos e funcionais de oclusão
Restabelecimento da dimensão vertical
Processo clínico passo-a-passo na preparação e adesão de restaurações estéticas com recobrimento total

Mais informações: