Pós-Graduação em DNA Profiling e Biologia Forense

Coordenação: Profª. Doutora Helena Barroso (IUEM) e Prof. Doutor Alexandre Quintas (GF-LCFPEM)

Duração: 2 Semestres

N.º ECTS: 60

N.º de vagas: 20

Regime de ensino: Presencial

Horário: Pós-Laboral

Introdução sobre o curso:

Na actual sociedade de conhecimento, num contexto de globalização socioeconómica, política e cultural sem precedentes, cumpre à Ciência responder aos novos paradigmas, utilizando abordagens transdisciplinares inovadoras e capazes de gerar novas soluções para a prática forense e criminal. A investigação translacional na área forense observa os limites da prática forense actual e utiliza as descobertas e desenvolvimentos das ciências fundamentais para ampliar os limites da tecnologia, aplicando-a à prática forense e impulsionando a investigação criminal. Desta forma, a Pós-Graduação em DNA Profiling e Biologia Forense implementa uma abordagem “da prática forense para a investigação académica e dos desenvolvimentos da investigação académica para a prática forense” permitindo uma rotação profícua de experiência e competências científicas nos campos da genética forense, bioterrorismo, botânica forense e identificação de cadáveres. Como é característica do ensino na Academia Egas Moniz, todo o ensino tem uma forte componente laboratorial.

 

Destinatários:

Licenciados das áreas de Ciências Forenses, Bioquímica, Biologia, Ciências Farmacêuticas, outras licenciaturas afins e Profissionais na área de Ciências Forenses.

Objetivos de aprendizagem / competências a adquirir: 

  • Permite ao estudante desenvolver e transferir novos modelos experimentais nos campos da Genética Forense, Bioterrorismo, Botânica Forense e Identificação de Cadáveres para a prática na investigação forense e criminal. O Ensino e as competências laboratoriais transmitidas estão de acordo com as normas da European Network of Forensic Sciences Institutes (ENFSI). O ramo de Genética Forense e Identificação Humana providencia, ainda, competências para o reconhecimento em acidentes em larga escala.

 

O que nos torna únicos:

  • O ensino na Academia Egas Moniz tem um cariz fortemente laboratorial e de análise de casos práticos em ambientes simulados. A Pós-Graduação em DNA Profiling e Biologia Forense está em sintonia com estas características de ensino, sendo que das 480 horas de contacto existentes na Pós-graduação, 350 horas são de prática laboratorial ou trabalho de campo. A Pós-graduação conta ainda com um corpo docente internacional na área forense. 
  • No final da Pós-graduação, o estudante tem a opção de seguir para o Curso de Mestrado de Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses, podendo o seu projecto ser realizado em parceria com um Laboratório na Área Forense ou um Órgão de Polícia Criminal.

 

Plano de estudos:

1º Semestre

Ciências Forenses e Investigação Criminal
Ética em Ciências Forenses
Tópicos avançados em estatística forense
Direito Penal
Direito Processual Penal
Recolha de Amostras Biológicas em Cena de Crime
Investigação em Cena de Crime
Biologia Forense Avançada
Genética Molecular Forense
Antropologia Forense e Identificação de Vítimas em Desastres de Massa

2º Semestre

Marcadores Moleculares na Investigação Forense
Análise Filogenética Forense
Técnicas Microscópicas em Ciências Forenses
Bioterrorismo e Novas Ameaças
Botânica Forense na Identificação de Valas com Restos Humanos
Perspectivas Futuras em Biologia Forense
Relatório Pericial e Testemunho em Tribunal
Seminários I

Mais informações: