Pós-Graduação em Estatística Aplicada à Saúde

Coordenação: Professor Doutor José Américo Almeida de Brito (IUEM) 

Duração: 2 Semestres

N.º ECTS: 60

N.º de vagas: 20

Regime de ensino: Presencial

Horário: Pós-Laboral

 

Introdução sobre o curso:

O curso enquadra-se no conjunto de propostas formativas disponibilizadas pela Instituição, essencialmente na área das Ciências da Saúde. Radica na experiência pedagógica e de investigação na áreas das Ciências da Saúde e Estatística do corpo docente identificado, e visa preencher uma lacuna identificada no mercado trabalho no que se refere a profissionais que dominem e apliquem técnicas de análise estatística de dados recolhidos no contexto da investigação em Saúde.

 

Destinatários:

Titulares de um grau superior nas áreas das Ciências da Vida e da Saúde (códigos CNAEF 42 e 72, respectivamente), ou de outras formações superiores com interesses profissionais e/ou de formação na área da Saúde e Estatística.

 

Objetivos/ competências a adquirir:

Esta pós-graduação visa fornecer uma formação interdisciplinar e integradora das áreas da Saúde e da Estatística, de forma a consolidar a especialização de profissionais que pretendam aplicar tais conhecimentos a atividades de investigação e desenvolvimento na área da Saúde. Os objetivos/competências específicos a adquirir são os seguintes:

1. Aplicar métodos de análise quantitativa de dados nas diferentes fases do processo de investigação em Saúde.

2. Interpretar resultados obtidos em estudos em Saúde, face a hipóteses de investigação formuladas.

3. Usar ferramentas computacionais na execução das tarefas próprias da análise de dados, de forma natural, consistente e precisa.

4. Valorizar o contributo da análise quantitativa de dados para o avanço do conhecimento em Saúde.

5. Participar em discussões em equipas multidisciplinares da Saúde e comunicar eficazmente com profissionais dessa área.

 

O que nos torna únicos:

Formação com forte componente de transversalidade e carater multidisciplinar, orientada para a aplicação prática na charneira entre a Saúde e os métodos quantitativos. 

Inovação na formação, com foco na exposição aos métodos quantitativos e da evidência, intrincados nas teorias, desenho de estudos e questões fundamentais a estudar em Saúde.

Elevada componente prática na área da Estatística, suportada por uma formação em softwares Estatísticos e preparação básica na área da Programação.

Participação em projectos de investigação e desenvolvimento, em curso no Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz ou externamente, explorando os protocolos de cooperação existentes com várias entidades de Saúde.

Corpo docente qualificado nas áreas científicas fundamentais da pós-graduação.

 

Plano de estudos

1º semestre

Saúde Pública

Programação

Fundamentos de Estatística

Inferência Estatística

Análise de Variância e Regressão

 

2º semestre

Epidemiologia

Técnicas de amostragem

Tópicos selecionados em Bioestatística

Metodologia da Investigação em Saúde

Desenho de Investigação em Saúde

 

Mais informações: