Pós-Graduação em Química Analítica e Forense

Coordenação: Prof. Doutora Catarina Almeida e Prof. Doutora Paula Correia da Silva

Duração: 2 Semestres

N.º ECTS: 60

N.º de vagas: 20

Regime de ensino: Presencial

Horário: Pós-Laboral

Introdução sobre o curso:

Na actual sociedade de conhecimento, num contexto de globalização socioeconómica, política e cultural sem precedentes, cumpre à Ciência responder aos novos paradigmas, utilizando abordagens transdisciplinares inovadoras e capazes de gerar novas soluções para a prática forense e criminal. A investigação translacional na área forense observa os limites da prática forense actual e utiliza as descobertas e desenvolvimentos das ciências fundamentais para ampliar os limites da tecnologia, aplicando-a à prática forense e impulsionando a investigação criminal. Desta forma, a Pós-Graduação em Química Analítica e Forense implementa uma abordagem “da prática forense para a investigação académica e dos desenvolvimentos da investigação académica para a prática forense” permitindo uma rotação profícua de experiência e competências científicas nos campos da Análise de Documentos, Análise de Substâncias de abuso, Geo-localização, Incêncios e Explosivos, Quimiometria, Implementação e validação de métodos laboratoriais e acreditação de laboratórios forenses. Como é característica na Academia Egas Moniz, todo o ensino tem uma forte componente laboratorial.

Destinatários: 

Licenciados das áreas de Ciências Forenses, Bioquímica, Biologia, Ciências Farmacêuticas, outras licenciaturas afins e Profissionais na área de Ciências Forenses.


Objetivos de aprendizagem / competências a adquirir: 

  • Permite ao estudante desenvolver e transferir novos modelos experimentais nos campos da Bioinformática Forense, Toxicologia Forense, Análise de Novas Substâncias Psicoactivas para a prática na investigação forense e criminal. O Ensino e as competências laboratoriais transmitidas estão de acordo com as normas da European Network of Forensic Sciences Institutes (ENFSI). A pós-graduação em química forense translacional providencia, ainda, competências para a acreditação e gestão do laboratório forense.

O que nos torna únicos:

  • O ensino na Academia Egas Moniz tem um cariz fortemente laboratorial e de análise de casos práticos em ambientes simulados. A Pós-Graduação em Química Analítica e Forense está em sintonia com estas características de ensino, sendo que das 480 horas de contacto existentes na Pós-graduação, 350 horas são de prática laboratorial ou trabalho de campo. A Pós-graduação conta ainda com um corpo docente internacional na área forense. 
  • No final da Pós-graduação, o estudante tem a opção de seguir para o Curso de Mestrado de Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses, podendo o seu projecto ser realizado em parceria com um Laboratório na Área Forense ou um Órgão de Polícia Criminal.

 

Plano de estudos:

1º Semestre

História das Ciências Forenses e da Investigação Criminal
Ética em Ciências Forenses
Direito Penal
Direito Processual Penal
Métodos Científicos em Investigação Criminal I
Tópicos avançados em estatística forense
Implementação e validação de métodos em química forense
Acreditação e Certificação de Laboratórios Forenses
Investigação em Cena de Crime
Síntese Química e Análise de Compostos Orgânicos em Ciências Forenses I

2º Semestre

Técnicas Avançadas em Análise Forense (Georreferenciação Forense, Análise Ambiental Forense, Análise de Documentos)
Síntese Química e Análise de Compostos Orgânicos em Ciências Forenses II
Quimiometria Aplicada às Ciências Forenses
Bioterrorismo e Novas Ameaças
Investigação em cenários de incêndios e explosões
Métodos analíticos de análise de acelerantes
Técnicas Microscópicas em Ciências Forenses
Seminários em Química Forense
Relatório Forense e Testemunho em Tribunal
Seminários Forenses I


Mais informações: