Edição de 6 Números Especiais e um Tópico de Investigação

O Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) é responsável, através de alguns dos seus Membros, pela edição de seis Números Especiais integrados nas revistas internacionais, indexadas, Biosensors (ISSN 2079-6374), International Journal of Environmental Research and Public Health (ISSN 1660-4601), Healthcare (ISSN 2227-9032), Applied Sicences (ISSN 2076-3417), Pharmaceutics ((ISSN 1999-4923) e International Journal of Environmental Research and Public Health (ISSN 1660-4601) da Editora MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute)e um Tópico de Investigação integrado no revista internacional indexada Frontiers in Molecular Biosciences.

Os temas abordados nestes Números Especiais estão integrados nas áreas de investigação do CiiEM, como sejam o papel dos biossensores na deteção de compostos azotados, o impacto da doença periodontal na saúde reprodutora da Mulher, o e-learning e treino digital na educação em saúde, os novos desenvolvimentos na bioprodução de bioquímicos e biomateriais e os benefícios funcionais específicos concedidos por polímeros às formulações e o estudo das características moleculares de doenças amilóides e atividade de peptídeos antimicrobianos para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas e de uma próxima geração de antibióticos e como a sociedade em geral e os profissionais de saúde em particular podem contribuir para minimizar a carga dos Transtornos do Envelhecimento.

Os mesmos estão abertos a receber o contributo de todos os interessados, através da submissão de trabalhos de investigação nestes domínios.

Special Issue "Biosensors for the Detection of Nitrogen-Based Compounds"

(Biosensors)

https://www.mdpi.com/journal/biosensors/special_issues/bios_Detec_nitrogen

Guest Editor
Prof. Dr. Maria Gabriela Almeida

Enquadramento: O azoto está presente no meio ambiente numa grande variedade de compostos químicos, como por exemplo, os nitratos, nitritos, óxido nítrico, óxido nitroso, amónia, hidroxilamina e ainda como azoto orgânico. A interconversão destes compostos, no meio ambiente, constitui-se como o ciclo biogeoquímico global do azoto, que se encontra desequilibrado pelo aporte humano de compostos azotados, no solo, água e atmosfera. Este facto representa uma ameaça à Saúde Humana e aos ecossistemas, à escala global, exigindo um controlo rigoroso e a monitorização dos compostos azotados mais impactantes, de acordo com as legislações nacionais e internacionais. Além disso, a procura por metodologias de análise eficaz de óxidos de azoto também está presente em áreas como o controlo da qualidade dos alimentos, na investigação biomédica e no diagnóstico clínico.

Special Issue "Periodontal Disease and Female Reproductive Health"

(International Journal of Environmental Research and Public Health)

https://www.mdpi.com/journal/ijerph/special_issues/Periodontal_Disease_Female_Reproductive_Health

Guest Editors
Prof. Dr. Maria Alexandra Bernardo
Dr. Vanessa Machado
Dr. João Botelho

Enquadramento: O número especial “Periodontal Disease and Female Reproductive Health” é dedicado aos progressos científicos e clínicos sobre o estudo da Periodontologia na Mulher em idade fértil. Nos últimos anos, um conjunto de evidências científicas evidenciaram uma associação entre doença periodontal e as complicações obstétricas, no entanto, o mecanismo dessa relação ainda não é totalmente compreendido. Além disso, estudos recentes revelaram o impacto potencial do estado inflamatório subclínico produzido pela periodontite na infertilidade feminina, podendo aquele atuar como fator de risco limitativo, mas modificável, na conceção. Como contributos para este Número Especial são incentivadas as abordagens interdisciplinares, assim como estudos intervencionais, para além de revisões sistemáticas que explorem a associação acima mencionada.

Special Issue "E-learning and Digital Training in Healthcare Education: Current Trends and New Challenges"

(Healthcare)

https://www.mdpi.com/journal/healthcare/special_issues/E-learning_Digital_Training_Healthcare_Education

Guest Editors:
Prof. Dr. Luís Proença
Prof. Dr. José João Mendes
Dr. João Botelho
Dr. Vanessa Machado

Enquadramento: A pandemia do COVID-19 teve um impacto maciço nos processos de aprendizagem e ensino, especialmente na educação em saúde, devido ao papel predominante interação aluno-paciente naquele processo. Em face desta situação, as instituições de Ensino Superior, em todo o mundo, foram forçadas a acelerar a introdução de metodologias de aprendizagem online em áreas onde esse não era o principal foco, como é o caso do ensino clínico. Este número especial é dedicado às tendências atuais e aos novos desafios que emergem deste novo ambiente de aprendizagem e-learning, evidenciando o seu potencial de revolucionar a Educação em Saúde e explorando como aquela pode ajudar a melhor preparar os futuros profissionais de Saúde para sua prática diária.

 

Special Issue "Novel Developments in the Bioproduction of Biochemicals and Biomaterials"

(Applied Sciences)

https://www.mdpi.com/journal/applsci/special_issues/Bioproduction_Biochemicals_Biomaterials

Guest Editor:
Prof. Dr. Catarina Dias de Almeida

Enquadramento: A Edição Especial sobre Novos Desenvolvimentos na Bioprodução de Bioquímicos e Biomateriais em Ciências Aplicadas pretende reunir avanços recentes em relação à produção biológica de biomoléculas comercialmente importantes. O amplo objetivo desta edição é, no entanto, limitado à produção de bioquímicos e biomateriais com aplicações não combustíveis. Em vez disso, os processos que originam blocos de construção bioquímicos, biopolímeros e / ou bioprodutos de alto valor final para os mercados médico, farmacêutico, cosmético e nutricional são os preferidos.

 

Special Issue “Polymers enhancing bioavailability in drug delivery”

(Pharmaceutics)

https://www.mdpi.com/journal/pharmaceutics/special_issues/Polymers_Bioavailability_Drug_Delivery

Guest Editor
Prof. Dr. Ana Isabel Fernandes 

Enquadramento: Esta edição especial tem como objetivo a revisão dos benefícios funcionais específicos concedidos pelos polímeros às formulações, que dependem muito da estrutura e do design do polímero, e resultam em melhor biodisponibilidade do medicamento e do índice terapêutico.

 

Special Issue "Minimizing the burden of Aging Disorders"

(International Journal of Environmental Research and Public Health)

https://www.mdpi.com/journal/ijerph

Guest Editor
Prof. Dr. Catarina Godinho

Assistant Guest Editor
Prof. Dr. Jorge Fonseca

Enquadramento: O mundo está a enfrentar uma situação sem precedentes: em breve teremos mais idosos do que crianças e mais pessoas em extrema velhice do que nunca (OMS, Global Health and Aging, 2011). Nos últimos 100 anos, as populações dos países desenvolvidos experimentaram um acréscimo sem precedentes de 30 anos à expectativa de vida. Os países em desenvolvimento estão a experimentar agora o mesmo fenómeno. Com isso, surge o desafio de maximizar a saúde e a vitalidade dessa população em envelhecimento. A compressão da morbidade até o último ponto da expectativa de vida humana pode desencadear um terceiro dividendo demográfico sustentado que beneficia toda a sociedade (Fried LP, 2016). Para isso, a sociedade precisa investir na prevenção e no tratamento de doenças crónicas, fragilidade e todos os encargos associados ao envelhecimento como prevenção de quedas e comprometimento cognitivo, por exemplo. Artigos que abordam esses tópicos são convidados para esta edição especial, especialmente aqueles que combinam um alto padrão académico juntamente com um foco prático em fornecer estratégias de contribuição para minimizar o fardo do envelhecimento.

Esta edição especial do International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH) enfoca o estado atual do conhecimento sobre como a sociedade em geral e os profissionais de saúde em particular podem contribuir para minimizar a carga dos distúrbios do envelhecimento. Novos artigos de investigação e artigos de revisão são bem-vindos a esta edição. Outros tipos de manuscritos aceitos incluem artigos metodológicos e relatórios breves.

Aceitaremos manuscritos de diferentes disciplinas, como epidemiologia, estudos clínicos, avaliação de risco e impacto na saúde e gestão de risco.