Egas Moniz participa no Programa Ecoescovinhas

O Programa Ecoescovinhas é um programa de promoção de saúde oral, do ambiente e da cidadania, de âmbito nacional, de duração ilimitada e de responsabilidade social e ambiental.

Neste programa são desenvolvidas ações sobre o “Ciclo de Vida da Escova de Dentes”, promovendo a sua recolha de forma seletiva e encaminhamento para reciclagem, para posterior produção de mobiliário urbano.

Assim, este projeto tem como objetivos:

- transmitir cuidados primários de saúde oral;

- promover a reciclagem de escovas de dentes;

- dar a conhecer o processo de transformação deste resíduo em mobiliário urbano.

As escovas de dentes são consideradas “plásticos difíceis”, pelo que sendo colocadas no ecoponto amarelo, não são incluídas no processo normal de reciclagem de plástico, sendo o seu destino final o aterro sanitário ou a incineração.

Assim, com a recolha exclusiva das escovas de dentes em contentor próprio, o ciclo de vida da escova de dentes passa a consistir em: recolha – trituração – produção de barrotes – fabrico de mobiliário urbano (bancos de jardim, caixotes de lixo, parques infantis, pavimentos e revestimentos, estruturas sobrelevadas, mobiliário para praia como chapéus-de-sol e toldos, espreguiçadeiras, cadeiras, chuveiros e lava-pés; passadiços, cama chill out entre outros). Mais informações em http://www.extruplas.com.

A Egas Moniz participa no Programa Ecoescovinhas, tendo sido colocados contentores próprios, Escoescovão, no edifico junto às Associações de Estudantes, assim como nas seguintes infraestruturas: Clínica Dentária do Campus, Residência Universitária, Clínica Dentária de Almada e Residência Sénior. Este projeto está inserido no Programa Eco-Escolas, no qual a Egas Moniz também participa.

Divulga e participa neste projeto, trazendo a tua escova de dentes usada e da tua família, para colocação nos nossos ecoescovões!