Formação ORSIES

A Egas Moniz participou no passado dia 15 de março de 2019, no Porto, numa formação dedicada à "Aprendizagem e Serviço" (ApS), uma metodologia de ensino inovadora.

 

Esta formação foi promovida pelo ORSIES - Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, do qual a Egas Moniz é um dos membros fundadores, e foi ministrada pela Prof.ª Pilar Aramburuzabala, da Universidad Autónoma de Madrid, especialista espanhola na matéria (país aonde esta metodologia tem ganho franca expressão no ensino superior).

A ApS leva o ensino teórico à sua aplicação prática e vai para além dos conceitos de voluntariado e estágio. Esta metodologia possibilita, inserida formalmente noscurricula dos cursos e deviamente avaliada e creditada, uma aprendizagem experiencial, reflexiva e colaborativa, dando resposta a problemas reais e muitas vezes multidisciplinares das nossas comunidades. Pretende-se com a ApS motivar os estudantes e enriquecer a sua aprendizagem, num exercício de aproximação e resposta às necessidades da comunidade, promovendo-se o desenvolvimento de competências técnicas mas também pessoais, éticas e morais, como expressão de um ensino de qualidade e da estratégia de responsabilidade social das instituições de ensino.

A Egas Moniz fez-se representar nesta formação pela Prof. Doutora Catarina Bernardes (subdiretora da ESSEM), Prof. Doutora Ângela Pereira (coordenadora da licenciatura em Fisioterapia), Prof. Doutora Cidália Castro (coordenadora da licenciatura em Enfermagem) e Eng.ª Graciete Silva (Gestora da Qualidade, representante da Egas Moniz no ORSIES e dinamizadora da responsabilidade social), tendo por objetivo o desenvolvimento de competências internas que permitam consolidar e elevar as práticas da nossa instituição neste âmbito e promover uma plena aplicação desta metodologia, transversalmente, aos cursos da ESSEM e IUEM.