Formação Pedagógica Inicial

Nos dias 20 e 21 de dezembro, decorreu na Egas Moniz uma Formação Inicial Pedagógica destinada aos docentes. Esta visava consolidar as competências pedagógicas do corpo docente, em complemento com a ação técnico-científica, assim como adequar as práticas e potenciar a melhoria da qualidade do ensino ministrado.

Em exercícios que visam trabalhar o Eu (Professor) e o Outro (Aluno) e responder aos desafios da docência e à mudança no paradigma de ensino, foram abordados temas tão variados como Planear e Estruturar uma Apresentação, Gestão Eficaz da Comunicação e técnicas de feedback, Inteligência Emocional na Gestão da Relação Pedagógica ou aindaDesafios da Docência na Nova Geração Z, entre outros.

Suportado num Plano de Desenvolvimento Pessoal, esta foi uma oportunidade privilegiada para despertar o trabalho das 10 competências, determinadas pelo World Forum Economics  essenciais às gerações que estudam na nossa instituição:

›          Flexibilidade cognitiva

›          Negociação

›          Orientação para o serviço

›          Tomada de decisões

›          Inteligência emocional

›          Coordenação

›          Gestão de pessoas

›          Criatividade

›          Resolução de problemas complexos

›          Pensamento crítico, despertando estes jovens para a autoaprendizagem.

 

Num ambiente descontraído e informal, o objetivo foi também promover momentos de partilha e boas práticas, assim como dicas e sugestões.

Muito obrigado a todos os participantes e formadores!

 IMG_0329

 IMG_0332

 IMG_0336