Inovação na Era Digital - Polos de Inovação Digital

Este evento promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), pela Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e pela Estrutura de Missão Portugal Digital, decorreu nas instalações do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos, e contou com a participação de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

No dia 30 de novembro  foi dado a conhecer publicamente o programa das Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) e anunciados os resultados do concurso que selecionou os 17 Polos de Inovação Digital - Digital Innovation Hubs (DIH) que irão formar a rede nacional de Polos de Inovação Digital.

A Egas Moniz faz parte da rede de parceiros do agora reconhecido Polo de Inovação Digital em Saúde - DigiHealthPT, cujo líder do consórcio promotor é a Health Cluster Portugal (HCP).

A HCP tem como objetivo, em conjunto com entidades de referência e com competências complementares nomeadamente nas áreas tecnológicas, criar um balcão nacional para a promoção, disseminação e adopção de tecnologias digitais em Saúde, com enfoque particular nas áreas da ehealth, SmartHealth, Medtech e dados.

O Plano de Ação para a Transição Digital (PATD) delineou uma série de medidas que pretendem contribuir ativamente para o desenvolvimento da economia portuguesa. Pretende-se promover o posicionamento de Portugal em I&D, bem como a atração de projetos inovadores e investimento estrangeiro relacionado com as tecnologias emergentes.