Livro sobre os Indicadores de Responsabilidade Social das IES

O ORSIES - Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (IES), publicou o Livro “Indicadores de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior”, onde colaboraram 30 IES, das quais se inclui a Egas Moniz.

O Livro apresenta a ferramenta de autoavaliação dos indicadores de responsabilidade social (RS), baseados nas recomendações do Livro Verde, também publicado pelo ORSIES. Este documento pretende promover os conceitos de RS Corporativa e RS Universitária através:

- da interação entre o Ensino Superior/ Associações Empresariais e Empresas/ Instituições Públicas;

- do reforço da consciência e da ação cívica da comunidade educativa das IES;

- do desenvolvimento de ações comuns, partilhadas e com forte impacto social de RS nas/das IES;

- da partilha de metodologias, instrumentos, experiências e boas práticas;

- do desenvolvimento de iniciativas de investigação-ação sobre RS que acrescentem valor através do conhecimento;

- da implementação de diagnósticos e benchmarking nacional e internacional que permita criar e desenvolver novas estratégias de RS;

- do desenvolvimento de indicadores de monitorização e impacto em torno da responsabilidade, valorizando quer a dimensão quantitativa, quer a qualitativa;

- da mobilização de outros stakeholders da comunidade, de âmbito nacional e local para a cooperação com as IES para a RS.

Neste sentido, a Egas Moniz contribui para este livro com todo o seu saber, experiência e boas práticas que desenvolve há já vários anos, numa aposta contínua nesta área, com impacto social direto na própria Instituição, como na comunidade local.

Este livro está disponível no site do ORSIES em https://www.orsies.forum.pt/.