Movimento Transforma Portugal

Plataforma Transforma Portugal: Estudantes solidários e em ação em tempo de Covid*
*(e para além dele)

A Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL é co-promotora do Movimento Transforma Portugal, o qual visa apoiar iniciativas de estudantes que respondam à pandemia da Covid-19, nas áreas do voluntariado e intervenção cívica. Para tal, foi criada uma plataforma online que agrega ações solidárias de apoio à comunidade realizadas em todo o país. através da qual é possível aos estudantes associarem-se a ações já existentes, divulgarem as suas atividades e candidatarem-se à obtenção de financiamento.

Os objetivos da iniciativa Transforma Portugal são os seguintes:

● Criar um encontro entre necessidades e disponibilidades, agregando as iniciativas de voluntariado e intervenção cívica, já existentes ou a criar, no universo das comunidades nas quais se inserem as Instituições de Ensino Superior e as Associações de Estudantes, estimulando o envolvimento de estudantes, Instituições de Ensino Superior e Instituições da Sociedade Civil.

● Contribuir, a nível local, para o combate às consequências da pandemia da Covid-19 e promover e apoiar a iniciativa e a inovação social dos estudantes do ensino superior através do financiamento e divulgação das suas ações, numa lógica de microempreendedorismo cívico.

● Promover e apoiar a inovação social dos estudantes do ensino superior, associando ofertas formativas para a sua capacitação e certificando curricularmente o trabalho realizado.

São promotores desta iniciativa a revista Forum Estudante, o Movimento Transforma Brasil e o Movimento Transforma Coimbra (a Universidade de Coimbra participou no projeto piloto).  São co-promotores múltiplas Instituições de Ensino Superior, federações, núcleos e associações de estudantes.

O projeto conta ainda, neste momento, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (através da DGES), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (através da CASES), da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (através do Instituto Português da Juventude e do Desporto), do Instituto da Segurança Social e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Agência Nacional Erasmus+, da Fundação “la Caixa” – BPI, da Missão Continente e do Portugal Inovação Social.

 

Iniciativas de microempreendedorismo cívico

Na primeira fase deste projeto, correspondente ao 1º semestre de 2021, com prioridade às respostas à Covid-19, podem ser desenvolvidos pequenos projetos de sensibilização para proteção da saúde pública, tendo em atenção a prevenção da disseminação da Covid-19, bem como de ações solidárias de apoio à comunidade no quadro das consequências da Covid.

Assim, no que se refere à atribuição de um microfinanciamento dos pequenos projetos lançados e executados por estudantes, são elegíveis ações nas seguintes áreas:

● Ações de sensibilização e mobilização para redução dos contágios, quer em iniciativas que visem os estudantes, quer em iniciativas para a comunidade.

● Ações de apoio a estudantes em situação de confinamento.

● Ações de serviço na comunidade, respondendo a necessidades especificas e emergentes no quadro da Covid-19, como apoio a instituições de apoio social ou de saúde.

● Ações de promoção de saúde mental, reduzindo os impactos negativos da pandemia.

Para apresentar uma candidatura é necessário constituir uma equipa de, pelo menos, três estudantes de uma ou mais Instituições de Ensino Superior.

Cada equipa de estudantes pode inscrever-se na Plataforma Transforma Portugal (www.transformaportugal.pt) no campo “projeto” ou “movimento”, através do formulário disponibilizado.

A proposta pode conter um pedido discriminado de apoio para despesas relativas à ação proposta, até um limite de 400 €.

A data limite para apresentação de candidaturas é o dia 30/05/2021.

Obtenha mais informações sobre a inscrição e proposta de ação na brochura de apresentação do projeto: 

https://forum.pt/images/pdf/Brochura-Transforma-Portugal.pdf

Para mais informações sobre o Movimento Transforma Portugal consulte a página web deste movimento (https://www.transformaportugal.pt) ou entre em contato com international@egasmoniz.edu.pt. (telefone: +351 21 294 68 18).