Novos Webinars | GFP Online

Gabinete de Formação Pedagógica da Egas Moniz promove divulgação de Conhecimento e Formação online para os seus colaboradores

Em contexto de pandemia, estas formações pretendem capacitar os docentes para a lecionação à distância e os colaboradores para o teletrabalho, entre outros objetivos.

O Gabinete de Formação Pedagógica (GFP) da Egas Moniz tem como objetivo promover formação especializada para todos os seus colaboradores (docentes e não docentes), no sentido de promover a melhoria contínua do seu desempenho profissional. Anualmente o GFP realiza dois ciclos formativos, nomeadamente em  janeiro/fevereiro e junho/julho.

Ao nível da docência, o GFP pretende promover a monitorização do processo ensino-aprendizagem, de forma a melhorar / desenvolver as competências pedagógicas do corpo docente, em complemento com a sua ação técnico-científica, bem como a adequar as práticas e potenciar a melhoria da qualidade do ensino ministrado na Egas Moniz.

Face ao contexto de pandemia agora imposto e à obrigatoriedade do ensino à distância, o GFP teve como propósito primordial o de capacitar a docência para a lecionação e avaliação à distância, tendo promovido a disseminação de conhecimento e formação online nesta matéria, resultado do trabalho como membro na Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) do IPQ – Instituto Português da Qualidade.

A CS/11 é constituída por membros representantes de diversas entidades, nomeadamente, associações, escolas, e outros organismos e instituições do setor da Educação e Formação, com a missão de analisar os vetores influentes da qualidade nas instituições de Educação e Formação, bem como promover e dinamizar sistemas e metodologias que permitam o planeamento, a gestão, a avaliação e a melhoria do desempenho das Instituições de Educação e Formação.

Paralelamente, nesta fase de pandemia, o GFP teve como principal preocupação capacitar todos os colaboradores, docentes e não docentes, para o teletrabalho e para o uso de tecnologias, como também suportar os colaboradores para questões inerentes ao confinamento social, nomeadamente na área emocional e psicológica. Assim, no sentido de colmatar estas necessidades, o GFP promove a disseminação de conhecimento através da divulgação de cursos online, webinares e webcasts em áreas tão diversas como: plataformas para o teletrabalho, cibersegurança, atividade comercial remota, coaching e gestão emocional, entre outros.

Consulte o calendário das ações de formação para o ano 2020 AQUI.