Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Atividades da Egas Moniz

A Egas Moniz encontra-se empenhada em contribuir para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) através da realização de ações que envolvem toda a comunidade académica.

Neste sentido, a incorporação dos ODS tem sido efetuada nas seguintes vertentes:

- Na atividade letiva - com a realização de iniciativas de voluntariado levadas a cabo pelos alunos e docentes dinamizadores de responsabilidade social, junto da comunidade interna e externa à Egas Moniz;

- Na investigação – através do desenvolvimento de projetos financiados pela Egas Moniz e a criação de linhas de investigação;

- Na atividade institucional – com a implementação de iniciativas de responsabilidade social e ambiental na comunidade interna, bem como através de parcerias em rede com várias organizações como, o GRACE, o ORSIES, a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Consórcio Maior Empregabilidade, a Comissão Setorial para a Educação e Formação do IPQ e a Amarsul.

No passado mês de maio, o Instituto Nacional de Estatística disponibilizou a terceira edição da publicação nacional de acompanhamento estatístico da Agenda 2030 da ONU, intitulada “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Indicadores para Portugal | Agenda 2030”. A partir da monitorização dos indicadores disponíveis, esta publicação mostra o desempenho do país em relação aos ODS, verificando-se progressos em alguns deles, nomeadamente nos domínios da redução da pobreza, do acesso à saúde e das energias renováveis.

Neste sentido, a Egas Moniz prossegue com o seu compromisso estratégico de contribuir para este propósito, empreendendo um empenho contínuo na mobilização de toda a nossa comunidade académica para a construção de um futuro sustentável. Porque todos nós fazemos a diferença!