Programa Eco-Escolas na Egas Moniz

A Egas Moniz participa, no presente ano letivo, no Programa Eco-Escolas, no sentido de levar a cabo um conjunto de ações e atividades de Educação para o Desenvolvimento Sus¬tentável junto da nossa Comunidade Académica.

Este é o maior programa internacional escolar de sustentabilidade, implementado em 68 países e em mais de 59 000 escolas, abrangendo mais de 20 milhões de estudantes. Em Portugal é promovido, desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE), estando implementado em mais de 1500 escolas de 230 concelhos em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino.

O Programa Eco-Escolas visa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambien­tais inspirada na Agenda 21, que envolve 7 passos:

  1. Formalização de um Conselho Eco-Escola;
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental;
  3. Construção de um Plano de Ação nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais) + tema do ano (“Ar” e/ou “Espaços Exteriores” em 2020/21) + outros que a escola pretenda trabalhar;
  4. Monitorização e Avaliação;
  5. Trabalho Curricular;
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local;
  7. Criação do Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaboradas pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).

No final do ano letivo, se for evidenciada a eficaz implementação da metodologia do Programa, poderá ser-nos atribuído o Galardão Eco-Escolas com atribuição da bandeira verde, que deverá ser hasteada no exterior da escola.

Colabora nesta iniciativa e pergunta aos teus professores mais informações de como podes participar. Podes também propor iniciativas em conjunto com os teus colegas e enviá-las para responsabilidade.soc@egasmoniz.edu.pt.

Site oficial do Programa Eco-Escolas: https://ecoescolas.abae.pt