Projeto Juventude em Movimento (PJM)

Estudantes da Licenciatura de Psicologia e do Mestrado em Psicologia Forense e Criminal da Egas Moniz, com o apoio da estagiária do Gabinete de Psicologia Forense do Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas Moniz, Margarida Pereira, realizaram sessões de sensibilização sobre Bullying, Perigos nas Redes Sociais, Violência no Namoro, Sexualidade e Abuso Sexual.

As sessões decorreram a convite do Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho (Lavradio – Barreiro) e da Escola Básica 2,3 Costa da Caparica, durante o mês de março de 2019. Estas sessões inserem-se no âmbito do Projeto Juventude em Movimento (PJM).

O PJM conta já com 10 anos de atividade e tem como objetivo promover a aquisição de competências pessoais e sociais em jovens entre os 10 e os 18 anos de idade.

Através de um conjunto de atividades, dinâmicas e sessões de sensibilização são abordados os fatores de risco associados à marginalidade, pertença a pequenos gangs ou grupos organizados, falta de valores morais e sociais, falta de supervisão dos pais, bullying, entre outras. Adicionalmente, o PJM tenta desenvolver um plano de intervenção no contexto da violência escolar, abarcando as várias formas de violência e desenvolver programas de treino de competências e de redução das condutas violentas, que vão desde o bullying até à violência no namoro e violência com professores.